PUBLICIDADE

Rio de Janeiro detém mais de mil mijões no Carnaval

27 fev 2012 - 18h00
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

Apesar do maior número de banheiros químicos, o bloco dos mijões continuou sendo um dos pontos negativos do Carnaval carioca. Balanço da prefeitura aponta que 1.014 pessoas foram detidas na folia carioca urinando nas ruas da cidade. Em 2011, foram 777 pessoas flagradas nessa situação.

Foliões em bloco de rua carioca
Foliões em bloco de rua carioca
Foto: Daniel Ramalho / Especial para Terra

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas e dê sua opinião

Ainda assim, o presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Melo, disse considerar que o folião que pula Carnaval no Rio está mais consciente e tem usado cada vez mais os banheiros químicos. Segundo a prefeitura, foram disponibilizados, em 2012, 15 mil pontos onde foram instalados banheiros, que eram deslocados de acordo com a demanda de blocos em determinada área. Ao todo, foram 8.400 cabines químicas, onde foram colocados 48 mil rolos de papel higiênico.

"Muita gente enfrentou fila, que era algo que muitos duvidavam. As pessoas estão mais conscientes", afirmou o presidente da Riotur, que também é secretário de turismo do Rio.

Figueira de Melo admitiu que faltam banheiros públicos na cidade e que as cabines químicas não são a opção mais agradável para o folião. Por isso, a ideia é que banheiros instalados em contêineres sejam cada vez mais ofertados no ano que vem. Em 2012, foram 50 modelos como esse.

Foram recolhidos 850 mil litros de dejetos dos banheiros químicos utilizados no Carnaval do Rio, que foram levados para estações de tratamento da Cedae e da empresa Águas de Niterói.

O Carnaval do Rio teve o registro ainda de 623 atendimentos médicos entre os dias 28 de janeiro a 21 de fevereiro. Desse total, 32 pessoas foram removidas para hospitais da cidade.

Irregularidades nas vendas de ambulantes não credenciados resultaram na apreensão de 2.117 itens por parte da Seop (Secretaria de Ordem Pública).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade