publicidade
05 de fevereiro de 2010 • 09h39

Acessórios coloridos prometem fazer a cabeça dos foliões

Acessórios coloridos são a pedida para o Carnaval
Foto: Anabelly Pontes / O Dia
 
Anabelly Pontes
O Dia

A cidade já respira Carnaval. Blocos de rua e ensaios técnicos na Sapucaí esquentam os tambores da folia, que começa na próxima semana e apesar do calor escaldante, algumas ruas do centro do Rio estão lotadas de foliões à procura de suas fantasias para curtir a festa à caráter. A famosa Saara ( Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega) parece um grande carnaval - são chapéus, perucas, máscaras, óculos, plumas, acessórios e fantasias para todo tipo de gosto e de bolso também.

Para achar a fantasia ideal é preciso 'bater pernas'. Prova disso são as amigas Valéria Gropillo e Alessandra Ribas, que acordaram cedo para fazer suas compras nesta quinta-feira. Elas traçaram o objetivo de comprar duas fantasias cada uma. Após circular e pesquisar preços pelas lojas, as duas decidiram apostar nos acessórios. "Essas perucas coloridas são o máximo. Você pode até brincar de ser outra pessoa", disse Valéria. Já Alessandra, gostou dos óculos de diferentes tamanhos e cores. "São acessórios baratos e leves para acompanhar a maratona de blocos. Consegui comprar um óculos colorido por um real".

Os amigos Diogo Negri, Rodrigo Pons e Luiz Fernando Gonçalves nem se importaram com o calor de 40 graus nas ruas e partiram para as compras. Eles sempre compram acessórios às vésperas do carnaval para sair no bloco das piranhas de Anil, na Freguesia. O grupo de oito amigos já é conhecido no bloco pelas fantasias inusitadas. "Todo mundo fica na expectativa de saber como vamos estar vestidos, por isso, fazemos questão de manter o segredo", conta Diogo Neri com um colar de havaiana nas mãos.

De roupa social, Rodrigo Pons estava animimado para a tarefa de escolher as fantasias. "Aproveitei o horário de almoço para dar um pulinho aqui. Tomara que meu chefe não me veja", brincou o consultor. Já Luiz Fernando aproveitou a ida ao centro para comprar um estoque de fantasias para levar para o carnaval de Salvador.

Quem agradece todo esse movimento nas lojas são os donos, que chegam a vender três vezes mais nesta época do ano. Segundo o gerente da loja Superfestas 153, Eric Martins, na semana que antecede o Carnaval as vendas diárias têm um aumento de 200% em comparação aos outros dias do ano. O gerente da loja, que fica na Rua Senhor dos Passos, contou que as fantasias tradicionais como enfermeira, noiva, mulher maravilha, policial e presidiário são as mais requisitadas. Quanto aos acessórios, ele aposta nos diversos chapéus.

Escolher a fantasia de carnaval para o menino ou para a menina pode parecer uma difícil tarefa, mas basta usar a imaginação. Segundo Maria Alice Lazaroni, especialista em fantasias infantis, as meninas vivem no mundo dos contos de fadas e os meninos no mundo das histórias em quadrinhos.

"As roupas preferidas das meninas são aquelas que tem como tema principal princesas como Branca de Neve, Cinderela entre outras nunca saem de moda. Além das princesas, as bruxinhas também podem fazer muito sucesso"., aconselha a proprietária da loja de festas infantis Festaria, que lembra que os acessórios como tiaras, pulseiras, anéis e máscaras estão em alta.

Já os meninos, gostam de usar fantasias relacionadas ao esporte como futebol, judô, skate, corrida ou qualquer outra que eles tenham em mente. "Mas cuidado, as fantasias devem ser leves e com tecidos que ajudam a transpirar para que a criança não passe mal ou se sinta incomodada", alerta Maria Alice.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.