Carnaval

publicidade
01 de fevereiro de 2013 • 20h25

Berbigão do Boca abre Carnaval de Florianópolis com gastronomia

Nem o calor de 34° espantou o público do Berbigão do Boca, na região central de Florianópolis 
Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
  • Direto de Florianópolis
 

O tradicional Berbigão do Boca marcou a abertura do Carnaval de Florianópolis, na tarde desta sexta-feira (1°), com um concurso gastronômico na região central da cidade .

Desde o início da tarde, milhares de foliões se aglomeram no Largo da Alfandêga e Mercado Público para acompanhar as apresentações de bandas locais. Nem mesmo o calor de 34 graus registrado na cidade afastou o público. O concurso do melhor prato feito à base de berbigão (uma iguaria local) abriu oficialmente o período de festas na capital catarinense.

O Berbigão do Boca é considerado um patrimônio cultural e imaterial de Florianópolis. O concurso reúne não só chefs de cozinha, como amantes da iguaria, como o médico Renato Piolli, que há cinco anos disputa o título de “melhor berbigãozeiro do Brasil”. 

“Sempre participo e é uma diversão só. Adoro berbigão”, disse ele, que este ano apresentou um prato baseado na culinária baiana e servido dentro de um coco. “A gente se reúne com os amigos, cozinha e passa um dia diferente”.

Outra atração é o desfile de bonecos gigantes que representam personalidades locais e o “arrastão do Boca”, que leva milhares de pessoas pelas ruas do centro histórico de Florianópolis. A festa atravessa a madrugada na região do Mercado Público, um dos pontos mais movimentados da cidade. A expectativa da Polícia Militar é a de que pelo menos 50 mil pessoas passem pela festa na noite desta sexta-feira.

Especial para Terra