PUBLICIDADE

Banda de Ipanema celebra Carnaval mais democrático do Rio

O bloco de rua desfilou pela praia de Ipanema e homenageou o arquiteto Oscar Niemeyer

9 fev 2013 - 20h53
(atualizado em 10/2/2013 às 09h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jovens festejam o Carnaval com o bloco Banda de Ipanema, no Rio</p>
Jovens festejam o Carnaval com o bloco Banda de Ipanema, no Rio
Foto: Daniel Ramalho / Terra

Todo mundo sabe que o Carnaval do Rio de Janeiro é marcado por ser uma festa popular, onde o folião não paga por um abadá, por exemplo. No entanto, talvez nenhum dos mais de 400 blocos que desfilam pela capital fluminense leve tão a sério esse quesito como a Banda de Ipanema. Em seu tradicional desfile de sábado de Carnaval, pela avenida Vieira Souto, interditando os dois sentidos da praia de Ipanema, a Banda comprovou mais uma vez a tese de que a folia é para todos os gostos, idades e sexos.

<p>Idosa acena aos participantes do bloco, que gritavam 'vem, vem, vem'</p>
Idosa acena aos participantes do bloco, que gritavam 'vem, vem, vem'
Foto: Daniel Ramalho / Terra

"Vem, vem, vem", gritava um grupo de foliões para uma senhora, aparentando ser octogenária, que na varanda de um prédio saudava com entusiasmo a passagem do bloco. "Não gosto de ficar comparando, mas eu acho, sim, que o nosso ponto forte é esse, somos democráticos, aqui tem espaço para todos. Sempre foi assim e sempre será", orgulha-se o presidente da agremiação, Claudio Pinheiro.

A Banda de Ipanema também é famosa por reunir um grande público de gays, lésbicas e simpatizantes, com várias drag queens personificadas em diversos personagens. "É como eu disse, mais popular e democrático impossível, isso sem falar nas crianças que você também encontra", diz o presidente da Banda.

Em seu desfile, que reuniu pelo menos 20 mil foliões, a Banda de Ipanema homenageou o arquiteto Oscar Niemeyer, patrono do bloco, morto no ano passado. O grupo também lembrou nomes importantes da música e da literatura brasileira, como Rubem Braga, Vinícius de Moraes e Paulo Tapajós.

Parentes dos homenageados receberam placas comemorativas de membros da velha guarda da Banda, que completa neste ano 49 desfiles de Carnaval. "Gostaria de agradecer demais este convite. Passei minha vida toda aqui em Ipanema acompanhando a Banda e fico até sem palavras com essa homenagem", disse Jorgiana de Moraes, filha do compositor de Garota de Ipanema junto com Tom Jobim, tocada no bloco em ritmo de Carnaval.

"Até as músicas säo variadas, é muito bom isso", gritou para a reportagem a vendedora Alice Silva, vibrando ao som de Você é Luz, de Wando. O repertório ainda incluiu Beth Carvalho, sambas-enredo das escolas de samba do Rio e típicas marchinhas carnavalescas.

Vídeo acelerado mostra passagem da Banda Ipanema pelo Rio; veja:
Carnaval ao vivo no Terra 

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro. Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade