PUBLICIDADE

Fantasiadas, crianças se divertem em Carnaval infantil no RJ

11 fev 2013 - 13h55
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A perda de importância dos clubes no Carnaval acabou por limitar muito as opções para os pais iniciarem seus filhos na folia. A opinião é da pedagoga Carla Wendling. Integrante do tradicional bloco adulto Largo do Machado Mas Não Largo da Cachaça, ela teve a ideia de lançar uma filial infantil: o Largo do Machado Mas Não Largo do Suquinho, que se apresentou na manhã desta segunda-feira (11) na zona sul do Rio de Janeiro. 

O bloco atraiu centenas de crianças com seus pais para o Largo do Machado - o público total bateu na casa das 3 mil pessoas. É o terceiro ano da ideia, apadrinhada pelo cartunista Ziraldo e pela cantora infantil Bia Bedran, que compôs uma marchinha para o Largo do Machado Mas Não Largo do Suquinho. 

Esta e outras músicas infantis tradicionais como “Atirei o pau no gato” e “Dona Xícara” foram transformadas em marchinhas pelos músicos do grupo Villa Lobos, um projeto social que ensina jovens carentes a tocar os mais variados instrumentos. “Passamos o ano todo ensaiando samba e choro, esta aqui é uma das nossas melhores apresentações”, disse o flautista Luciano Mariano da Silva, de apenas 17 anos. 

Os pequenos se divertem fantasiados e com acesso livre a confetes, bombinhas de espoleta e lançadores de espuma. E os pais aproveitam para liberá-los e iniciá-los no Carnaval. Maria Gabriela, aos dois anos, estava toda solta no meio da praça. “É ótimo para ela interagir com outras crianças, brincar e já sentir um pouco do clima do Carnaval”, explicou a mãe, Maria do Socorro Porto de Lima.

Estela, de apenas sete meses, já estava desde cedo com os pais na praça. Seus olhos azuis brilhavam. “Este já é o terceiro bloco dela. Está acordada desde 5 horas da manhã. É bom para ela se divertir e para a gente pegar o jeito de pular Carnaval com criança, já que é o nosso primeiro”, afirmou o pai Gabriel Brasil. A mãe Franey Nogueira vai mais longe. “Claro que a gente evita aglomeração demais, onde tem muito sol e o final de tarde que está mais fresquinho. Mas ela mora na Lapa, então tem que aprender a curtir a folia desde cedo”, contou.    

Carnaval ao vivo no Terra

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro. Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade