PUBLICIDADE

RJ: Simpatia ignora polêmica, recebe multidão e festeja Vinicius

10 fev 2013 - 19h16
(atualizado em 11/2/2013 às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com 28 anos de tradição, o bloco Simpatia É Quase Amor arrastou uma multidão de 100 mil pessoas na orla de Ipanema, no Rio, neste domingo</p>
Com 28 anos de tradição, o bloco Simpatia É Quase Amor arrastou uma multidão de 100 mil pessoas na orla de Ipanema, no Rio, neste domingo
Foto: Mauro Pimentel / Terra

O desfile do Cordão da Bola Preta pelo centro do Rio no último sábado levantou uma polêmica: não estaria o Carnaval de rua carioca saturado de gente? Este ano a prefeitura espera 6 milhões de foliões, um aumento de 50% em relação a 2012, e a segurança de muitos deles foi colocada em risco quando não havia área de dispersão suficiente para as 1,8 milhão de pessoas do Bola - muitos passaram mal, três viaturas da polícia militar foram danificadas e o bloco parou de tocar.

Para o Simpatia É Quase Amor, tradicional bloco que desfila há 28 anos pela orla de Ipanema, a confusão do Bola Preta foi um fato isolado. "Nestes últimos anos, o Carnaval do Rio se revigorou bastante. A multidão é uma expressão disso. O bloco é aberto, é democrático, é livre. Quem gostar, basta aparecer. Nós só temos um cordão de isolamento para a bateria, o resto é todo mundo integrado", disse o diretor do bloco Ari Miranda.

Mas não foi bem assim durante o desfile da tarde deste domingo, que reuniu mais de 100 mil pessoas, segundo a empresa pública de turismo do Rio (RioTur). Em frente ao caminhão de som havia um "cordão de isolamento" feito por cerca de 30 seguranças de mãos dadas. Eles protegiam a festa de alguns membros do bloco e ainda empurravam a multidão para que o caminhão pudesse se movimentar. Alguns rapazes entraram em atrito com os seguranças e muitas pessoas saíram da frente do bloco assim que apareceu uma brecha entre os carros estacionados na Avenida Vieira Souto.

"Quando fica muito cheio é ruim demais. Porque aí tem muito homem que tira proveito disso também", explicou a estudante de farmácia Iris Paula, 19 anos. Carla Soares, estudante de psicologia de 21 anos, concorda. "Quando tem muita multidão é mais fácil acontecer um tumulto, fica aquele empurra-empurra, não é legal". Mesmo assim, elas seguiram o Simpatia, que atraiu milhares de pessoas, até o final.

Foliona passa mal e desmaia em bloco no Rio de Janeiro; veja:

As pessoas também tiveram dificuldades antes de se juntarem ao bloco. A reportagem do Terra flagrou os vagões do metrô que leva até Ipanema superlotados. Uma situação de desgaste antes mesmo da folia começar.

O bloco tem cerca de 200 ritmistas na bateria e deu um verdadeiro show na homenagem que fez ao poeta Vinicius de Moraes, que fez história ao cantar as garotas de Ipanema ao lado do amigo Tom Jobim e estaria completando 100 anos neste ano se ainda estivesse vivo. A rainha de bateria do bloco Paula Tabajara, 33 anos, desfilou vestida de princesa - nas cores amarela e roxa, características do Simpatia - com uma coleira a la Luma de Oliveira onde estava escrito o nome do "poetinha".

"Quis fazer uma homenagem porque as garotas de Ipanema eram as princesas do Vinicius. E a Luma marcou aquele carnaval com um gesto de amor, que foi colocar uma coleira com o nome do então marido dela", afirmou Paula.

Bloco carioca homenageia Vinícius de Moraes; confira:

O Simpatia compôs um samba próprio em homenagem a Vinicius que dizia "Olha que coisa mais linda saindo da praça / É o Simpatia que vem e que passa / Doce balanço a caminho de Iemanjá". O grande momento do desfile foi quando o bloco soltou muitos balões com as suas cores características no céu. Um espetáculo colorido na beira da praia de Ipanema.

Carnaval ao vivo no Terra 

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro. Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Previs&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;atilde;o do Tempo para o Carnaval 2013 &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;ndash; Rio de Janeiro

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade