Carnaval

publicidade
11 de fevereiro de 2011 • 10h41 • atualizado às 11h43

Carnaval: musas esculpem corpos com dietas rígidas e exercícios

Pouco carboidrato e dose certa de proteína garante boa forma das rainhas e madrinhas de bateria
Foto: Divulgação
Carolina Ferreira
Direto de São Paulo

Claras de ovos, grelhados, carboidrato apenas uma vez ao dia e duas horas de exercícios puxados é a aposta das rainhas, madrinhas e musas de bateria para exibir uma forma física impecável diante dos holofotes neste carnaval.

A apresentadora do programa Interligado, da Rede TV!, Tânia Oliveira, desfilará pela 11ª vez em São Paulo, onde há quatro é musa da Tom Maior. Desde o início de dezembro, ela está fazendo uma dieta rica em proteínas - cerca de 90% do que consome contém a substância - e quase nada de carboidrato. Ela costuma fazer cinco refeições ao dia a cada três horas, como manda o nutricionista. "Todas as minhas refeições são compostas de 100g de proteína, que podem ser encontradas em alimentos como o filé de frango, peixe ou três claras de ovos, acompanhados de 20g de batata cozida com brócolis ou tomate", explica.

Até as frutas estão banidas do cardápio da apresentadora, que abre exceção de vez em quando para um kiwi ou metade de um mamão na parte da manhã. À noite, a rigidez aumenta, por isso, nada de carboidrato. "Junto com o omelete feito só de claras ou carnes brancas, tomo muito chá sem açúcar e como um pouco de castanha do Pará para dar energia", diz.

A ex-Panicat relata que essa restrição alimentar tem a atormentado um pouco, já que adora comer doce. "Estou sofrendo agora, porque eliminei completamente açúcar e gorduras da minha alimentação. Como não posso comer pão, massas e doces, estou ficando um pouco mal-humorada", desabafa.

A rainha de bateria da Salgueiro (RJ) e Mancha Verde (SP), Viviane Araújo, iniciou sua preparação para o carnaval há três meses. Como Tânia, também se alimenta a cada três horas com pouco carboidrato e dose certa de proteína. "Como apenas massa integral ou batata doce, acompanhado de claras de ovos durante o dia. À noite, o carboidrato fica proibido no cardápio", afirma.

Já a rainha pelo 6° ano da escola Acadêmicos do Tucuruvi, Valéria de Paula, está se preparando há seis meses para fazer bonito na avenida. Há dez anos é integrante da agremiação e concilia os ensaios com seu trabalho como administradora de empresas num escritório de advocacia, na Vila Medeiros.

Segundo Valéria, é importante não comer apenas salada, como a maioria das pessoas imagina. No entanto, isso não significa que guloseimas estão liberadas na alimentação. Pelo contrário, pouca quantidade de comida durante o dia e refeição radical no período noturno. "De manhã, como pão integral com queijo branco, frutas e iogurte. Como arroz ou macarrão com grelhado ou carne cozida só no almoço. Ao longo do dia, alterno com frutas e, à noite, ingiro apenas sopa".

Preparação física para cair no samba
Conhecida por seu corpo musculoso que todo ano chama atenção na avenida, Viviane Araújo intensifica ainda mais os exercícios de musculação nos meses que antecedem o carnaval. Ela treina todos os dias da semana por duas horas. Após as atividades físicas, toma suplementos ricos em aminoácido, vitamina C e polivitamínicos.

Para garantir a boa forma, ela abusa também dos tratamentos estéticos. Semanalmente, ela faz massagem corporal e drenagem linfática para reduzir as medidas e eliminar líquidos.

Como Viviane, a rainha da Tucuruvi, Valéria de Paula, também está pegando pesado para manter a forma e aguentar o ritmo dos ensaios. "Estou fazendo exercícios e um trabalho de resistência para não perder o fôlego na avenida. Faço esteira e corrida por aproximadamente duas horas diárias com a ajuda da minha irmã que é personal trainer".

Já a musa da Tom Maior, Tânia Oliveira, faz diariamente musculação, exercícios aeróbicos e um trabalho cardiorrespiratório. Apesar de ser formada em educação física, ela diz que precisa da ajuda do personal trainer Carlos Tomaiolo para incentivá-la na busca do corpo ideal. A apresentadora costuma ingerir suplementos de proteína como o Whey Protein e a glutamina depois dos exercícios físicos.

Com dieta e treino rígidos, há risco de queda da imunidade e da resistência corporal. Por isso, a modelo abusa de comprimidos de vitamina C. Os cuidados não param por aí. Ela faz tratamentos estéticos numa clínica do Itaim Bibi, em São Paulo, durante três dias da semana. Na lista, estão sessões de massagem num aparelho chamado Manthus, drenagem linfática, massagem turbinada e massagem redutora modeladora com bambu. Com a combinação das três, Tânia visa quebrar células de gordura, eliminar líquido, reduzir celulite e gordura localizada, além de esculpir ainda mais a cintura. Na mesma clínica, a apresentadora faz também um bronzeamento artificial, sem raios ultravioleta (100% UV Free).

O dia D
Para manter a energia na passarela carnavalesca, a musa da Tom Maior explica que é importante ter muito cuidado com o que se come, principalmente, às vésperas e no dia do desfile. "Temos que prestar atenção para não ficar sem comer e passar mal e também para não comer demais e deixar o estômago pesado. Alimentos leves e nutritivos são sempre a melhor opção nessas ocasiões", afirma. "Sempre é bom ter uma fruta ou barra de cereais por perto, pouco antes do desfile. Todo ano monto um kit de emergência para levar para a avenida", completa.

Já a rainha da Tucuruvi, Valéria de Paula, garante que o segredo para não perder o pique durante o desfile é comer uma barra pequena de chocolate antes de começar a sambar.

Todo esse esforço físico das musas do carnaval garante a disposição para aguentar as fantasias pesadas, suportar o calor e ficar horas sambando em cima de um salto alto, com um sorriso largo no rosto purpurinado.

Especial para Terra