Carnaval 2014

publicidade
11 de fevereiro de 2010 • 16h59 • atualizado em 12 de Fevereiro de 2010 às 13h20

Confira o que abre e fecha em 8 capitais do País no Carnaval

 

Para aproveitar o Carnaval sem transtornos, confirma o que abre e o que fecha nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).

SÃO PAULO
Bancos - Os bancos estarão fechados para atendimento ao público nos dias 15 e 16, reabrindo para atendimento a partir das 12h de quarta-feira. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nos dias 15 e 16 poderão ser pagos na quarta, sem incidência de multa.

Delegacias - De acordo com a Secretaria de Segurança Pública Estadual, as delegacias funcionarão em regime de plantão entre sábado e segunda-feira, com atendimento normal à população durante 24 horas.

Correios - No sábado, as agências Itaim Bibi, Santana, Tatuapé, Miguel Stefano, Vila Olímpia, Adolfina de Pinheiros, São Miguel Paulista, Santo Amaro, Alvarenga, Aeroporto de Congonhas, Osasco e São Caetano do Sul terão expediente das 8h às 12h. A Agência Shopping Center Morumbi terá expediente das 10h às 20h e a Agência Central de São Paulo, situada no Vale do Anhangabaú, terá expediente das 8h às 14h. A Agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos abrirá entre as 7h e as 23h30.

No domingo e na terça, apenas a Agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos estará aberta, das 9h às 17h. A agência funcionará no mesmo horário na segunda-feira, juntamente com a Agência Shopping Center Morumbi, que ficará aberta das 10h às 20h.

Na quarta-feira, a Agência do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 7h30 às 22h30, as agências instaladas em Poupatempo abrirão às 13h e, nas demais, o expediente terá início às 12.

Metrô - Na sexta-feira, a oferta de viagens será maior do que a habitual no período noturno nas Linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). No sábado de Carnaval, serão colocados em circulação 29 trens no pico da manhã e 25 trens no horário de pico da tarde na Linha 1-Azul. Na Linha 2-Verde (Sacomã-Vila Madalena), irão operar nove trens durante todo o dia. Na Linha 3-Vermelha, circularão 32 trens no pico da manhã e 28 composições no horário de vale e no pico da tarde. Na Linha 5-Lilás, circularão quatro trens no horário de pico da manhã e trens trens no pico da tarde. Nas Linhas 1, 2 e 3, a operação será estendida até a 1h da manhã. Já na Linha 5, a operação se encerra, como de costume, à 0h.

No domingo, a frota em circulação contará com 16 trens operando no período da manhã e 17 à tarde na Linha 1-Azul. Na Linha 2-Verde, nove composições serão disponibilizadas durante toda a operação. Na Linha 3-Vermelha, serão colocados em circulação 15 trens no período da manhã e 17 trens no turno da tarde. Na Linha 5-Lilás, três composições estarão em operação ao longo de todo o dia.

Na segunda e terça-feira, a circulação será semelhante à habitual em um final de semana. Porém, em caso de necessidade de reforço da frota, composições estacionadas em pontos estratégicos das linhas entrarão em circulação.

Na quarta-feira de cinzas, o Metrô antecipará em 40 minutos o horário de aberturas das estações nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, nas quais a operação terá início às 4h. Na Linha 2-Verde, a abertura das estações ocorrerá 10 minutos antes do habitual, às 4h30. Na Linha 5-Lilás, a operação terá início, como de costume, às 4h40.

Trens - A CPTM deixará trens de prontidão em todas as linhas, com atenção especial às linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) e 11-Coral (Luz-Estudantes), para os usuários que se encaminharem às estações Luz e Palmeiras/Barra Funda. Por conta da queda habitual na demanda nos feriados, a Companhia também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado à terça-feira.

Comércio - Segundo o Sindilojas, não existe na legislação um dispositivo que determine os dias destinados ao Carnaval como feriado. Por isso, o comércio poderá optar pelo trabalho normal nesses dias.

Feiras e sacolões - Os mercados municipais de Ipiranga, Pinheiros e São Miguel não funcionarão na segunda e na terça-feira e abrirão no horário habitual nos demais dias; Guaianases, Paulistano, Santo Amaro e Teotônio Vilela só fecharão no dia 16; Central Leste, Lapa, Penha, Sapopemba e Vila Formosa abrirão na terça até as 13h e nos demais dias funcionarão nos horários habituais; o Kinjo Yamato abrirá todos os dias, inclusive no dia 16; o de Pirituba abrirá na terça-feira até as 14h e funcionará no horário habitual nos demais dias; o do Tucuruvi fechará no dia 16 e abrirá no horário habitual nos outros dias.

Apenas os sacolões Bela Vista, Butantã, Cohab Adventista, Cidade Tiradentes e Freguesia do Ó funcionarão na terça. Nos demais dias, todos os sacolões atenderão o público nos horários habituais.

Assistência social - Abrigos, central de atendimento permanente e de emergência, centros de referência da criança e do adolescente e os centros de acolhida (antigos albergues) funcionam normalmente, segundo a prefeitura de São Paulo.

Educação e Cultura - A Galeria Olido funcionará no sábado e no domingo, assim como o Centro Cultural São Paulo, com exceção da biblioteca. Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) só abrirão para atividades de esporte e recreação. Todas as creches permanecerão fechadas.

Esportes - Os Clubes da Cidade funcionarão normalmente, em regime de plantão (com as quadras e os espaços abertos para a prática esportiva), no sábado, domingo, segunda e terça-feira e fecharão apenas na quarta-feira de manhã, para limpeza, reabrindo às 12h.

Hospitais e Postos de Saúde - Entre sábado e quarta-feira, os hospitais, prontos-socorros e os serviços de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas funcionarão ininterruptamente. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), AMAs Especialidades e Ambulatórios de Especialidades voltarão a funcionar na quarta-feira, a partir das 12h.

Parques Municipais - Os parques municipais abrirão todos os dias, menos o Jardim da Luz, que não abre às segundas-feiras.

Água - A central de atendimento da Sabesp (número 195) funcionará 24 horas durante todos os dias do feriado, atendendo aos casos emergenciais. O Disk-Sabesp (08000119911) não terá expediente nos dias 13 e 14. Na segunda e terça-feira, a central atenderá das 10h às 16h, e na quarta-feira de cinzas, o serviço funcionará das 7h às 21h. As agências comerciais funcionam na quarta, das 12h ás 15h; nos demais dias, não haverá expediente.

RIO DE JANEIRO
Água - Equipes de manutenção da Cedae ficarão de plantão durante o feriado. Apesar do ponto facultativo decretado nos dias 15 e 17, todos os setores da Nova Cedae funcionarão normalmente até as 14h nestes dias.

As 91 lojas comerciais da companhia nos 62 municípios em todo o Estado do Rio de Janeiro seguirão o mesmo esquema. Além disso, nos demais setores, a Nova Cedae manterá equipes de manutenção de plantão ao longo dos dias do feriado de Carnaval.

Bancos - As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda e terça-feira. No dia 17, abrem a partir das 12h. As contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês que vencerem na segunda e na terça poderão ser pagas no próximo dia útil - 17 de fevereiro - sem incidência de multa.

Correios - As agências que costumam abrir aos sábados, domingos e feriados funcionarão. Algumas poderão ter horário de atendimento reduzido. Na Quarta-Feira de Cinzas, os Correios começarão a funcionar a partir das 12h.

Educação - As atividades escolares serão reiniciadas na quinta-feira.

Trânsito - A CET-Rio utilizará um Centro de Controle Operacional Móvel para apoio às operações do Carnaval 2010. Além disso, um micro-ônibus equipado com estações de trabalho permitirá a visualização das câmeras de trânsito e de segurança em um mesmo local, numa demonstração da integração entre Estado e Município.

Metrô - O metrô vai funcionar 24 horas, sem interrupção, de sábado até terça-feira. No período, 31 estações das Linhas 1 e 2 vão funcionar direto das 5h do sábado até as 23h de terça.

O metrô volta ao funcionamento normal na quarta-feira de Cinzas, quando todas as estações reabrem às 5h. As exceções ficam por conta das Estações Catete, Presidente Vargas e Maracanã, que devido ao baixo movimento, ficarão fechadas durante o feriado prolongado.

Na semana do Carnaval, a Linha 2 vai operar de Pavuna até Estácio e haverá transferência para a Linha 1 nesta estação. Nestes dias, não será feita a Conexão Direta Pavuna-Botafogo para que sejam concluídas as obras da Estação Cidade Nova.

BRASÍLIA

Jardim Botânico - Funcionará normalmente no sábado, domingo e terça, das 9h às 17h. Fecha na segunda para limpeza. Na quarta-feira de Cinzas, abre a partir das 12h.

Caesb - De segunda às 14h da quarta-feira de Cinzas, o atendimento será feito em plantão 24h. O serviço de atendimento 115 funcionará em regime 24 horas.

Jardim Zoológico - Funcionará normalmente de sábado a terça, das 9h às 17h. Fecha na quarta-feira de Cinzas e reabre na quinta-feira.

Saúde - De sábado até terça-feira, os hospitais atenderão somente os casos de urgência. Os postos de saúde ficarão fechados de sábado até as 14h da quarta-feira de Cinzas.

Procon - Fechará no sábado e voltará a funcionar a partir das 14h da quarta-feira de Cinzas. O telefone para reclamações ou denúncias é 3905-7823.

Bancos - Estarão fechados para atendimento ao público na segunda e terça-feira e reabrirão a partir das 12h da quarta-feira de Cinzas. As contas que vencerem nesses dias poderão ser pagas na quarta-feira de Cinzas, sem incidência de multa.

Correios - As agências que costumam abrir nos finais de semana e feriados funcionarão normalmente de sábado a terça-feira. Na quarta-feira de Cinzas, todas as agências vão funcionar a partir das 12h.

Comércio - O funcionamento das lojas de rua e de shoppings do Distrito Federal será normal no sábado. Os estabelecimentos estarão fechados de domingo às 13h da quarta-feira de Cinzas.

Ônibus - As linhas de ônibus funcionarão normalmente no sábado e domingo. Na segunda e terça-feira, os horários e linhas funcionarão no mesmo esquema de domingo.

Na quarta-feira de Cinzas, os ônibus funcionarão normalmente, com possível redução de linhas e veículos até as 11h. Haverá linhas extras para a rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Taguatinga e as que trafegam próximo ao Ceilambódromo.

Metrô - No fim de semana, o horário de funcionamento será das 7h à 19h e a tarifa será de R$ 2. De segunda a quarta-feira, a tarifa do sistema volta a custar R$ 3. O horário de funcionamento será das 6h às 23h30.

PORTO ALEGRE
Bancos - as agências estarão fechadas na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, o Banrisul começará a atender ao público a partir das 11h, com o encerramento no horário normal das agências.

Correios - no dia 13, o expediente será normal nas agências que trabalham aos sábados, inclusive com atendimento do Banco Postal. No domingo, na segunda e na terça-feira não haverá expediente. Na quarta-feira, o expediente começará às 12h.

Jardim Botânico - abrirá de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O Jardim Botânico fica na rua Salvador França, 1427. Os ingressos custam R$ 2 (adulto) e R$ 1 (estudante), crianças de até 12 anos são isentas. Informações: (51) 3320-2027.

Limpeza urbana - o serviço de limpeza e coleta de lixo funcionarão normalmente no feriado.

Linha Turismo - funcionará nos horários normais: 9h (Centro Histórico), 10h30 e 13h30 (zona sul) e 15h30 (Centro Histórico) no sábado, no domingo, na segunda e na terça-feira. Não funcionará na quarta-feira. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (51) 3289-7644 e (51) 3289-6745.

Museu de Ciências Naturais - ficará fechado na segunda e na terça-feira. Endereço: rua Salvador França, 1427, no Jardim Botânico de Porto Alegre. Telefone: (51) 3320-2038.

Saúde - cinco unidades de pronto-atendimento funcionarão o dia todo no feriado de Carnaval. Elas estão localizadas nos bairros Santa Teresa, Bom Jesus, Lomba do Pinheiro, Restinga Nova e Iapi. Também atendem durante 24 horas os hospitais sob responsabilidade da prefeitura, como o de Pronto Socorro e o Materno Infantil Presidente Vargas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192.

No Porto Seco, serão distribuídas 60 mil camisinhas e os foliões poderão fazer exame laboratorial para identificar a contaminação pelo vírus HIV. O teste, disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o programa Nacional de DST/Aids, será realizado em uma estrutura de duas salas montada no Complexo Cultural do Porto Seco, na sexta-feira e no sábado, das 19h30 até as 3h.

Shoppings - o shopping Iguatemi abrirá normalmente no sábado, dia 13, e na segunda-feira, dia 15. No domingo (14), as praças de alimentação e de lazer funcionarão das 11h30 às 22h e as lojas, das 14h às 20h. Na terça-feira, as áreas de alimentação e de lazer abrirão das 11h30 às 22h e as lojas terão abertura opcional.

O BarraShoppingSul funcionará normalmente no sábado, dia 13, na segunda-feira (15) e na quarta-feira (17). As lojas e a praça de alimentação abrirão das 11h às 23h e os restaurantes gourmets, das 12h à meia-noite. No domingo(14) e na terça-feira (16), as praças de alimentação e de lazer abrirão das 11h às 21h, os restaurantes gourmets, das 11h às 23h e as lojas terão abertura opcional, das 14h às 20h.

O DC Shopping estará fechado de domingo, dia 14, até terça-feira, dia 16.

As lojas do Shopping Total abrirão no domingo, dia 14, das 14h às 20h, a praça de alimentação, as cafeterias e a área de lazer, das 11h às 22h e o supermercado, das 9h às 21h. Na segunda-feira, dia 15, as lojas funcionarão das 10h às 22h, a praça de alimentação, cafeterias e lazer, das 11h às 22, e o supermercado, das 9h às 22h. Na terça-feira, dia 16, o supermercado não abrirá, as lojas terão abertura opcional, das 14h às 20h, e a praça de alimentação, cafeterias e área de lazer, das 11h às 22h.

O Shopping Praia de Belas funcionará das 10h às 22h no sábado, dia 13, e na segunda-feira, dia 15. No domingo, dia 14, e na terça-feira, dia 16, a área de alimentação e lazer abrirá das 11h às 22h e as lojas terão abertura opcional das 14h às 20h. Na quarta-feira, o shopping funcionará das 12h às 22h.

As lojas e quiosques dos shoppings Bourbon Ipiranga, Assis Brasil e Country abrirão no sábado, dia 13, e na segunda-feira, dia 15, e na quarta-feira, dia 17, das 10h às 22h. E a praça de alimentação nesses dois dias funcionará, no Assis Brasil, 10h às 22h, e no Country e no Ipiranga, das 10h às 23h. No domingo, as lojas e quiosques do Ipiranga e Country funcionarão das 14h às 20h e a praça de alimentação, das 11h às 23h. No Assis Brasil, as lojas funcionam no mesmo horário, mas a área de alimentação fecha às 22h. Na terça-feira, dia 16, as lojas e quiosques dos três shoppings terão abertura opcional das 14h às 20h, e as praças de alimentação funcionarão das 11h às 22h.

Supermercados - as lojas ficarão fechadas na terça-feira de Carnaval. Nos outros dias, a abertura será feita com horários especiais, de acordo com critérios de cada empresa, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Transporte urbano - no feriado de Carnaval, os ônibus circularão nos horários de domingo e feriados referente à tabela de verão, que ficará em vigor até 22 de fevereiro. Também terá reforço nas linhas de ônibus e de lotações que atenderão o Porto Seco, onde ocorrerá os desfiles na capital gaúcha. Duas linhas especiais levarão os foliões até o evento - uma saíra da Restinga, via Lomba do Pinheiro, até o Porto Seco, e outra, sairá do Centro.

RECIFE
Ônibus - As linhas de ônibus que circulam na região metropolitana do Recife vão ser reforçadas durante o Carnaval. Durante os dias de festa, 1.362 ônibus estarão nas ruas, 364 a mais do que os outros dias úteis.

Durante a madrugada, da 0h às 4h, houve um aumento no número de viagens. Quatro linhas especiais foram criadas. As linhas Circular do frevo e o Shopping Recife/Olinda têm tarifa de R$ 1,85. A linha Shopping Tacaruna/Olinda custa R$ 1,20. A Circular do Galo também custará R$ 1,85.

Bancos - O atendimento ao público diretamente nos caixas das agências bancárias não funcionará na segunda e terça-feira de Carnaval, de acordo com a Federação Brasileiro de Bancos (Febraban). Os bancos voltam a abrir na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h. Contas com vencimento nos dias 15 e 16 podem ser pagar no autoatendimento ou na quarta-feira, sem multa.

Correios - A maioria das agências dos Correios não funciona na segunda e na terça, apenas as agências que normalmente funcionam em regime de plantão estarão funcionando. As agências voltam a abrir na quarta-feira, a partir das 12h.

Saúde - Foi montado um regime de plantão especial para os dias de Carnaval, com a contratação de 3.243 profissionais para o atendimento durante a folia.

Escolas - Nenhuma escola da rede pública vai funcionar durante o período de Carnaval.

Metrô - A Metrorec montou um esquema especial de funcionamento do metrô do Recife apenas para o sábado, dia do Desfile do Galo da Madrugada. Na segunda e terça-feira, a Linha Centro funciona das 5h às 23h e a linha Sul funciona das 6h às 22h.

Mercados públicos e feiras livres - As feiras funcionarão normalmente, exceto o Pátio da Feira de Casa Amarela, interditado para montagem de um polo de Carnaval de bairro.

Na segunda e terça-feira, estarão fechados o Shopping Santa Rita, o Camelódromo, Mercado de Frutas e Mercado de Flores. Nos mercados públicos, o funcionamento será até as 18h. Nos mercados de São José e Casa Amarela, o expediente será até as 13h. A Cobal de Casa Amarela não abrirá na terça-feira.

BELO HORIZONTE
Bancos - As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro. Os bancos reabrirão na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. As contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês que vencerem nos dias 15 e 16 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil, sem incidência de multa.

Supermercados - Segundo a Associação Mineira de Supermercados, o funcionamento das lojas da capital será normal no sábado e no domingo, e também na segunda e quarta-feira de Carnaval. Na terça-feira as lojas ficarão fechadas.

Correios - No sábado, abrirão todas as agências que normalmente funcionam no dia. No domingo, segunda e terça-feira, não haverá funcionamento. Na quarta-feira, o funcionamento será normal a partir das 12h.

Ônibus - No sábado e domingo, as linhas de ônibus vão funcionar com o quadro de horário normal. Na segunda-feira, funcionam com o quadro de horário especial reduzido.

Na terça-feira, operam com o quadro de horário de feriado. Na quarta-feira, até as 11h, operam com o quadro de horário especial reduzido e depois das 11h, funcionam com o quadro de horário normal.

Metrô - Na segunda e terça-feira, o metrô de Belo Horizonte vai operar com intervalos de 14 minutos durante todo o dia. Na quarta-feira, os trens terão escala especial, com intervalos de dez minutos na parte da manhã, no período de 11h a 12h, oito minutos de intervalo entre os trens e de sete minutos no pico da tarde.

Parques - Os parques municipais funcionam de sábado a terça-feira e fecham na quarta-feira para manutenção. O Parque Municipal Américo Renné Giannetti abre das 6h às 18h e os demais parques, inclusive o Parque das Mangabeiras, abrem das 8h às 18h.

O Jardim Zoológico e o Jardim Botânico funcionam no sábado, domingo e na terça e quarta-feira, de 8h30 às 16h e não abrem na segunda-feira. O Parque Ecológico da Pampulha funciona sábado, domingo e terça-feira, de 8h30 às 17h, e não abre na segunda e na quarta-feira.

CURITIBA
Abastecimento - As feiras livres funcionarão normalmente no sábado e domingo. Na segunda-feira não funcionam e, na terça-feira, as noturnas fecham e as diurnas são facultativas.

O Mercado Municipal abrirá normalmente no fim de semana e na quarta e ficará fechado na segunda e terça-feira. Armazéns da Família funcionam normalmente até sábado.

Ônibus - Sete linhas de ônibus que passam na região do Centro Cívico de Curitiba serão desviadas, das 20h à 0h de sexta-feira, em virtude do ensaio das escolas de samba que participam do carnaval de rua, com desfile oficial programado para sábado. No sábado, são 14 as linhas que mudam temporariamente de percurso.

Os ônibus funcionarão com horário de domingo nos dias 15, 16 e 17. Na sexta-feira, as linhas Interbairros 1, Inter 2, Boqueirão-Centro Cívico, Fazendinha - Tamandaré, Aeroporto, Barreirinha - São José, Marechal Hermes - Santa Efigênia e Ahú - Los Angeles serão desviadas. No sábado, também serão desviados os ônibus da linha Inter 2, Estribo Ahú, Fernando de Noronha, Laranjeiras, Paineiras, Santa Gema e os da Linha Turismo.

Comércio - Fechado desde as 13h de sábado.

Shoppings - Funcionam normalmente no sábado, e em horário de domingo. Nos dias 16 e 17, só abrem para alimentação, cinema e lazer. As lojas reabrem às 12h da quarta-feira de cinzas.

Supermercados - De acordo com a Associação Paranaense de Supermercados, as lojas funcionam normalmente durante todo o feriadão.

Bancos - As agências bancárias fecham no final do expediente de sexta-feira e só reabrem na quarta-feira de cinzas.

Correios - Funcionarão normalmente no sábado, mas não abrem na segunda e terça-feira.

Saúde - Durante todo o feriadão, o atendimento de saúde estará concentrado nos Centros de Urgências Médicas 24h, localizados nos bairros do Boqueirão, Boa Vista, Cajuru, Campo Comprido, CIC, Sítio Cercado, Fazendinha e Pinheirinho. os mini-hospitais trabalharão 24 horas para atender casos de urgências clínicas. Do dia 15 ao dia 17, as unidades básicas de saúde Básica estarão fechadas.

GOIÂNIA
Shoppings - No Araguaia, as lojas fecham na segunda e, na terça, a abertura é optativa; praça de alimentação e lazer funcionam das 11h às 22h na segunda e na terça. Na quarta-feira, o funcionamento será normal, a partir das 12h.

No Banana, as lojas fecham na segunda e, na terça, a abertura é optativa; praça de alimentação e lazer funcionam das 11h30 às 22h na segunda e na terça. Na quarta-feira, o funcionamento será normal, a partir das 12h.

No Bougainville, as lojas fecham na segunda e, na terça a abertura é optativa; praça de alimentação e lazer funciona das 11h30 às 22h na segunda e na terça. Na quarta-feira, o funcionamento será normal, a partir das 12h.

No Buena Vista, na segunda e na terça-feira, as lojas estarão fechadas; a praça de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 22h. Na quarta-feira, o funcionamento normal, a partir das 12h.

No Buriti, na segunda e na terça-feira, as lojas estarão fechadas; a praça de alimentação e lazer funcionarão das 10h às 22h30. Na quarta-feira, o funcionamento normal, a partir das 12h.

Bancos - As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 15 e 16 de fevereiro. Os bancos reabrirão na Quarta-Feira de Cinzas, às 12h.

As contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês que vencerem nos dias 15 e 16 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil, sem incidência de multa.

Saúde - Todos os postos de saúde funcionarão em sistema de plantão das 18h do dia 12 até as 12h da Quarta-feira de Cinzas. Os hospitais públicos atenderão emergências neste mesmo período.

Comércio de rua - Ficará aberto até as 13h de sábado e reabrirá a partir das 8h de quarta-feira.

Supermercados - O funcionamento é optativo.

Correios - O atendimento será normal no sábado até as 12h. Na segunda e na terça-feira ficará fechado. Na quarta-feira, reabrirá às 12h.

Terra