3 eventos ao vivo

PE: A Corda reforça marketing e estilo no Carnaval em Olinda

21 fev 2012
14h37
atualizado às 23h56
  • separator
Celso Calheiros
Direto de Olinda

O bloco A Corda tem um estilo próprio no Carnaval de Olinda. É matinal, mais barulhento do que musical e tem como seu motivador a brincadeira de acordar outros foliões que tentam descansar depois dias de folia. Nesta terça-feira (21), a história se repetiu, mas dessa vez com uma antecedência na concentração de cerca de 30 minutos.

A razão para diretoria e assíduos mais próximos desse bloco se encontrarem antes das 7h foi a força do marketing. Pelo inusitado que é, dezenas de foliões vestidos de roupa para dormir (pijamas, toucas, robes, penhoar, baby-doll), A Corda é notícia. Nesta manhã, três equipes de televisão seguiram os integrantes do bloco com objetos barulhentos em punho, a acordar aqueles que alugaram casa no sítio histórico de Olinda e tentavam dormir.

O pessoal d'A Corda vai além do barulho puro e simples. Eles entram nas casas alugadas. Nunca sem permissão. Entre os que alugaram a casa, sempre tem alguém que acordou mais cedo e abre a porta ou mesmo chama o bloco para acordar o resto da turma.

A abordagem do bloco é profissional. Embora venham fazendo barulho pelas ruas de pedras, ao se aproximarem da casa-alvo, todos fazem silêncio, incluindo a banda de pífanos contratada. Pé ante pé, entram na casa e, quando ao menos duas dezenas de integrantes estão na casa, o barulho é intenso.

"Pode dormir, pode cochilar, que o seu sono, nós vamos atrapalhar" é o refrão, verdadeiro, do bloco. Além do figurino característico, os instrumentos do barulho são outra marca registrada. Megafones, tamborins, corneta, buzina de aerosol e, este ano, uma banda de pífanos. A formação musical é baseada na flauta doce, rústica, de som bastante agudo e tradicional no agreste pernambucano. A banda de pífanos é integrada também por zabumba e caixa.

Nos áureos primeiros anos d'A Corda (fundada em 1994), a sofisticação era menos. Panelas, chocalhos, badalos de boi e latas contra latas substituíam a superprodução que hoje faz ecoar a sucesso d'A Corda para além das ladeiras da cidade alta de Olinda - tudo com apoio da mídia.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Bloco A Corda faz barulho em Olinda para acordar foliões
Bloco A Corda faz barulho em Olinda para acordar foliões
Foto: Gil Vicente / Terra

Veja também:

Denzel Washington é nomeado melhor ator do século 21
Fonte: Especial para Terra
publicidade