PUBLICIDADE

Prefeitura do Recife faz balanço positivo do Carnaval 2013

13 fev 2013 - 19h17
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em 2013, o prefeito Geraldo Júlio repetiu a estrutura que ficou conhecida como <a href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/">Carnaval</a> descentralizado, na qual no centro da cidade são montados oito grandes palcos, e em dez bairros, outros pólos de festa com estrutura e atrações artísticas</p>
Em 2013, o prefeito Geraldo Júlio repetiu a estrutura que ficou conhecida como Carnaval descentralizado, na qual no centro da cidade são montados oito grandes palcos, e em dez bairros, outros pólos de festa com estrutura e atrações artísticas
Foto: Celso Calheiros / Terra

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), apresentou nesta quarta-feira de Cinzas, o balanço do Carnaval 2013, com elogios para a grande quantidade de pessoas participando da festa de forma pacífica. Dos 15,8 mil carros que utilizaram os estacionamentos públicos do bairro do Recife, por exemplo, nenhum deles registrou ocorrência de furto. O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, disse que a festa foi a mais pacífica dos últimos 16 anos.

Aliada à nova oferta de vagas de estacionamento público, a prefeitura bloqueou as ruas dos bairros centrais onde tiveram atrações e firmou convênios com os shoppings centers para oferecer a vagas dos estacionamentos dos centros de compras, aliada a ônibus que fizeram o trajeto shopping-foco de animação, de forma expressa. “Nós temos que agradecer a todos, mas quem mais contribuiu foi povo, festivo e tranquilo”, resumiu o prefeito.

O prefeito Geraldo Júlio repetiu a estrutura que ficou conhecida como Carnaval descentralizado, na qual no centro da cidade são montados oito grandes palcos, e em dez bairros, outros pólos de festa com estrutura e atrações artísticas. Ele disse que deverá manter os pólos e, no próximo ano, poderá planejar com mais antecedência a organização da festa.

Por ter como característica muitos palcos, pólos e corredores, a quantidade de atrações também foi elevada. A prefeitura contabilizou 1.500 apresentações públicas, no total, sendo 390 em palco e 900 com agremiações contratadas. Nas comunidades, foram realizados 227 arrastões, com carros de som, e 732 com orquestras de frevo. A cada dia, o bairro do Recife recebeu 620 mil pessoas.

Em dia de divulgação do resultado do desfile de escola de samba do Rio, a prefeitura do Recife divulgou que realizou onze modalidades de concurso. Além do samba, na capital pernambucana concorrem clubes e troças de frevo, tribos de caboclinhos e de índio, nações de maracatu, além dos concursos específicos para porta-bandeira e mestre-sala. 

A entrevista coletiva com a apresentação do balanço foi realizada no Centro de Artesanato de Pernambuco, ao lado da Praça do Marco Zero, onde foi instalado o principal palco do Carnaval recifense. Antes dos número e dados oficiais, o maestro Israel França, e o músico Maciel Salustiano fizeram uma apresentação em que combinaram os sons do violino erudito com uma popular rabeca. 

O prefeito estava acompanhado de nove secretários municipais, presidentes de empresas de terceiro escalão e do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damásio. Embora a segurança tenha sido elogiada, os números da violência nos dias de carnaval só serão divulgados na quinta-feira.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade