Carnaval de Recife e Olinda

publicidade
02 de fevereiro de 2013 • 11h57 • atualizado em 05 de Fevereiro de 2013 às 11h14

Recife: Bloco da Saudade relembra Carnavais do passado

No clima de antigamente, foliões davam voltas no salão
Foto: Celso Calheiros / Especial para Terra

Menções aos antigos Carnavais em frevos-canção entoados por um coral de vozes femininas são a marca dos blocos líricos pernambucanos. Um dos mais conhecidos, o Bloco da Saudade, fez o seu 29º baile de Carnaval, na noite desta sexta-feira (1), no Clube Náutico Capibaribe. O clima era de Carnaval de antigamente, com os foliões dando volta pelo salão.

A festa lotou o salão do Náutico, com um público que já viveu vários Carnavais. A Orquestra e Coral do Bloco da Saudade, com o maestro Bozó segurando a batuta, tocou para os cantores Getúlio Cavalcanti e Claudionor Germano. Os dois são tradicionais ícones do frevo do Recife e também são homenageados pelo bloco este ano.

Os foliões dos blocos líricos têm figurino específico, com preferência pelo cetim, lantejoulas, brilhos de uma forma geral. Como o Bloco da Saudade tem suas cores, era notável a preferência pelo azul e vermelho. Os modelos de fantasia também seguem uma moda. São piratas, faraós, malandros com melindrosas, coquetes, adereços nos cabelos.

Lucrécia Lobo, 62 anos, é uma foliã típica do Bloco da Saudade. Prestigia as festas do bloco há quatro anos e não perde nenhuma das atrações do Carnaval. Opta pelo Recife por um motivo geracional. “Quando eu era mais jovem, aguentava subir e descer ladeira [em Olinda]. Agora prefiro o Recife”, conta.

A festa, que começou às 22h, teve como motivação uma homenagem ao frevo-canção Boneca, de Aldemar Paiva e José Menezes. A gravação de Boneca ocorreu há 60 anos e foi feita na extinta gravadora pernambucana Rozenblit, responsável pela divulgação do frevo nas décadas de 50 e 60.

Na terça-feira (5), o Bloco da Saudade volta lembrar os bons tempos. Terá acerto de marcha nas ruas de Olinda, com concentração a partir das 19h30 na Ladeira do Varadouro. Na quarta-feira (6), é a vez do Recife, com concentração na Praça Maciel Pinheiro, a partir das 19h30. Na quinta-feira (7), encerra a temporada pré-carnavalesca 2013, com nova saída a partir da Praça Maciel Pinheiro, às 20h.

Especial para Terra