Carnaval de Recife e Olinda

Recife: Bloco da Saudade relembra Carnavais do passado

Celso Calheiros
Direto do Recife
atualizado em 5/2/2013 às 11h14
  • separator
  •  
  • comentários

Menções aos antigos Carnavais em frevos-canção entoados por um coral de vozes femininas são a marca dos blocos líricos pernambucanos. Um dos mais conhecidos, o Bloco da Saudade, fez o seu 29º baile de Carnaval , na noite desta sexta-feira (1), no Clube Náutico Capibaribe. O clima era de Carnaval de antigamente, com os foliões dando volta pelo salão.

No clima de antigamente, foliões davam voltas no salão
No clima de antigamente, foliões davam voltas no salão
Foto: Celso Calheiros / Especial para Terra

A festa lotou o salão do Náutico, com um público que já viveu vários Carnavais. A Orquestra e Coral do Bloco da Saudade, com o maestro Bozó segurando a batuta, tocou para os cantores Getúlio Cavalcanti e Claudionor Germano. Os dois são tradicionais ícones do frevo do Recife e também são homenageados pelo bloco este ano.

Os foliões dos blocos líricos têm figurino específico, com preferência pelo cetim, lantejoulas, brilhos de uma forma geral. Como o Bloco da Saudade tem suas cores, era notável a preferência pelo azul e vermelho. Os modelos de fantasia também seguem uma moda. São piratas, faraós, malandros com melindrosas, coquetes, adereços nos cabelos.

Lucrécia Lobo, 62 anos, é uma foliã típica do Bloco da Saudade. Prestigia as festas do bloco há quatro anos e não perde nenhuma das atrações do Carnaval. Opta pelo Recife por um motivo geracional. “Quando eu era mais jovem, aguentava subir e descer ladeira [em Olinda]. Agora prefiro o Recife”, conta.

A festa, que começou às 22h, teve como motivação uma homenagem ao frevo-canção Boneca , de Aldemar Paiva e José Menezes. A gravação de Boneca ocorreu há 60 anos e foi feita na extinta gravadora pernambucana Rozenblit, responsável pela divulgação do frevo nas décadas de 50 e 60.

Na terça-feira (5), o Bloco da Saudade volta lembrar os bons tempos. Terá acerto de marcha nas ruas de Olinda, com concentração a partir das 19h30 na Ladeira do Varadouro. Na quarta-feira (6), é a vez do Recife, com concentração na Praça Maciel Pinheiro, a partir das 19h30. Na quinta-feira (7), encerra a temporada pré-carnavalesca 2013, com nova saída a partir da Praça Maciel Pinheiro, às 20h.

Especial para Terra

compartilhe

comente

  •  
  • comentários
publicidade
publicidade