PUBLICIDADE

Baluarte da Portela manda recado: "vamos sair dessa"

7 fev 2011 - 18h32
Compartilhar

O drama das escolas após o incêndio nos barracões mexeu não só com quem trabalha diretamente na Cidade do Samba, mas também com quem não vive mais o dia-dia das agremiações. Aos 77 anos, Mestre Monarco lamentou o estrago causado pelo fogo na Portela, na Grande Rio e na União da Ilha.

"O mundo do samba está triste. A dor é a mesmo para todos que participam do Carnaval. Acho que todos devem se unir mais ainda e tentar desfilar com dignidade. Eu não tinha ido ao barracão ainda, mas sei que o prejuízo foi grande. O portelense está triste, mas nós vamos sair dessa. Nunca houve nada parecido", disse.

Renato Lage pede que não haja disputa

Carnavalesco quatro vezes campeão do Carnaval, Renato Lage considerou o episódio como uma "tragédia" e disse que o desfile de 2011 "não terá graça". Ao comentar como será o espetáculo que se aproxima, o carnavalesco foi radical e sugeriu que não haja disputa. "Acho que os jurados não deveriam julgar as escolas em respeito ao que houve. O desfile deveria ser apenas simbólico. Só um milagre agora pode ajudar as escolas e por isso acho que não há clima para brincar na Sapucaí. Ninguém pode querer ser campeão assim", disse.

Perguntado sobre a tese proposta pelo prefeito de Eduardo Paes, para que não haja rebaixamento, o artista do Salgueiro concordou. "É o mínimo", disse. "O Salgueiro não foi atingido, mas fico triste do mesmo jeito. Ver uma cena como essas é bastante dolorido. É um dia muito triste para o mundo do samba. Fica até difícil visualizar como será o desfile, pois foi um ano inteiro de trabalho perdido".

Rebaixamento pode não ocorrer

Em visita à Cidade do Samba, o prefeito Eduardo Paes defendeu a idéia de que nenhuma escola seja rebaixada para não prejudicar as três agremiações que tiveram parte de suas alegorias destruídas. "A minha sugestão é que nenhuma escola seja rebaixada porque nenhuma das três terão condições de competir. Por mais que os funcionários se esforcem, não há como disputarem o título. É claro que tudo isso vai depender das determinações da Liesa. Prefeito não é julgador, mas a minha sugestão é essa", afirmou Paes, portelense assumido. Atualmente, apenas uma agramiação é rebaixada do Grupo Especial para o Acesso A.

Fogo atinge Portela, Grande Rio e Ilha

O grande incêndio que destruiu quatro barracões na Cidade do Samba, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, começou por volta das 7h desta segunda-feira (7). O fogo se alastrou rapidamente, uma vez que muito material inflamável como cola, resina e isopores fica guardado no local. Uma enorme coluna de fumaça escura de cerca de 500 metros tomou conta do céu na região.

Grande parte do telhado e paredes vieram abaixo por conta do fogo. Os barracões atingidos foram das escolas de samba Portela, Grande Rio e União da Ilha e um outro da Liga Independente das Escolas de Samba, que funciona como uma espécie de museu do Carnaval.

Incêndio atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira (7); Grande Rio foi a escola mais afetada
Incêndio atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira (7); Grande Rio foi a escola mais afetada
Foto: AP
O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade