0

Casal celebra casamento no meio da folia no centro do Rio

6 mar 2011
17h24
atualizado às 17h36
Cláudia Marapodi
Direto do Rio de Janeiro

Considerada uma festa profana, os casamentos em pleno Carnaval estão cada vez mais comuns do que se imagina. E não são só os que marcam a data da união para fazer uma cerimônia diferente. Tem também aqueles que celebram a união no meio da folia. É o caso do casal de jornalistas Marcele Bessa e Renato Onofre, que são apaixonados por Carnaval e aproveitaram a festa popular para oficializar a união neste domingo num dos blocos tradicionais do Centro do Rio, o Cordão do Boitatá.

A ideia, segundo a noiva, surgiu no domingo passado, quando o casal retornava de Nova Friburgo, Região Serrana, onde o noivo tem família. Com pouco dinheiro para fazer festa e oficializar a união por causa dos gastos com o apartamento novo, surgiu a ideia de reunir os amigos num bloco durante o Carnaval do Rio, cidade onde os dois têm muitos amigos.

"Queríamos muito oficializar nossa união e comemorar nossa felicidade com nossos amigos, mas estamos sem dinheiro pra festa (risos). Daí surgiu a ideia de fazermos o casório na festa de que mais gostamos: o Carnaval. Nós dois amamos boa música e Carnaval. E escolhemos o Cordão do Boitatá porque ele é super família, o cortejo é no Centro, o que facilita as pessoas chegarem de barca e de metrô e também porque as músicas são ótimas", explica a noiva.

Apesar de nada ortodoxa a cerimônia é séria. Os pais do noivo vieram especialmente de Nova Friburgo para a festa e todos os convidados, cerca de 100, e os seis padrinhos receberam o convite que foi feito por um designer gráfico amigo do noivo. O vestido da noiva, presente de uma das madrinhas, é do brechó Eu Amo, no estilo do filme Alice, de Tim Burton, e a grinalda foi criada pelo artista plástico Tiago Neves, ambos do bairro de Santa Teresa. O bolo também é moderno, presente de uma amiga da noiva, são vários cupcakes com noivinhos de enfeite.

E como em toda festa de casamento, não podem faltar as lembrancinhas: botons smiles com trecho do poema de Elisa Lucinda, "Para mim este amor é diferente, não é de papel passado, É amor de papel presente", que autorizou os noivos a usarem o trecho como quisessem.

E quando a noiva diz que a família toda está presente não é força de expressão. A avó do noivo, uma senhora de 83 anos, estava animadíssima no meio de toda aquela bagunça carnavalesca. Ela veio exclusivamente de Nova Friburgo para ver o neto casar em uma cerimônia irreverente, no Carnaval do Rio de Janeiro.

O encontro aconteceu às 8h20 em frente a Bolsa de Valores do Rio, na Praça XV de Novembro e deu a volta pelo quarteirão para terminar em frente ao palco montado na Praça onde o Cordão do Boitatá faz show com convidados ilustres. E dessa vez quem atrasou foi o noivo.

A festa vai continuar até a banda parar de tocar. Depois o casal deve ir para outro bloco na Lapa, bairro boêmio no Centro do Rio. Mas, segundo os nubentes, a festa continua até a quarta-feira feira de cinzas, e a lua de mel fica para as próximas férias.

Maria Beatriz Fafiães, uma das convidadas da festa, conta que "foi tudo muito inusitado, mas ao mesmo tempo muito criativa e diferente a ideia de casar num bloco, acaba sendo mais democrático e a cara de quem mora no Rio". Para os pais dos noivos a notícia foi recebida com surpresa, mas ao mesmo tempo com muita alegria. "O que importa é que eles estejam felizes, isso é o mais importante", diz o pai da noiva.

O Cordão do Boitatá completa esse ano 15 anos de cortejo no Carnaval carioca. Fundado em 1997, o bloco sai pelas ruas do Centro antigo sem carro de som, com músicos tocando marchinhas com instrumentos de sopro e percussão. O cortejo começa cedo, às 8h da manhã, em frente à sede do grupo, na Rua do Mercado 45.

Após o desfile, às 12h, os músicos retornam à praça para fazer um show carnavalesco à fantasia, em palco aberto, com participações de Teresa Cristina, Rio Maracatu, Dona Ivone Lara, Áurea Martins, Tia Maria do Jongo da Serrinha, entre outros convidados. O grande barato é ir fantasiado, pois o visual é animado pelas fantasias dos frequentadores.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.

Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.

Apesar da descontração, cerimônia foi levada a sério e teve até convite
Apesar da descontração, cerimônia foi levada a sério e teve até convite
Foto: Cláudia Marapodi / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
publicidade