PUBLICIDADE

Com Viviane Araújo no tamborim, Salgueiro explora busca pela fama

Salgueiro é a atual vice-campeã do Carnaval carioca

10 fev 2013 - 22h43
(atualizado em 27/2/2014 às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Atual vice-campeã do Carnaval carioca e completando 60 anos, a Acadêmicos do Salgueiro falou da busca pela fama ao longo da história da humanidade, retratando quem busca desesperadamente o reconhecimento e desejo de imortalidade. A escola foi a segunda a entrar no Sambódromo do Rio de Janeiro, na noite deste domingo, logo após o desfile da estreante Inocentes de Belford Roxo.

Tocando tamborim, Viviane Araújo chamou atenção durante a passagem pelo Sambódromo. Com plumas brancas e fantasia mínima prateada, ela sambou em frente à bateria de Mestre Marcão, que se fantasiou de Che Guevara.

O enredo da Salgueiro foi envolto em polêmica ao longo do ano passado, depois de o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol-RJ) criticá-lo ao defender que escolas com temas que ele julga sem relevância cultural e histórica não deveriam receber recursos públicos.

Na época, Freixo era candidato à prefeitura do Rio. Antes disso, o enredo suscitou dúvidas no meio do samba, diante de informações de que teria sido uma escolha da revista Caras, patrocinadora da Salgueiro no Carnaval 2013. A escola chegou à Sapucaí sambando com 36 alas, 7 alegorias e 3,8 mil componentes.

A Comissão de Frente, intitulada de "A Nossa Divina Comédia da Fama", trouxe uma longa limousine vermelha, com seguranças e dançarinos como paparazzi, além do ex-apresentador Chacrinha no teto. O veículo continha pistão hidráulico que erguia os dançarinos; com um pano com o símbolo da escola. Dançarinos no chão amorteciam a queda de integrantes fantasiados de Marilyn Monroe e Amy Winehouse até o chão.

Logo atrás da comissão, veio o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Sidiclei e Gleice Simpatia, vestidos de segurança e estrela. Ele usou um terno preto e brilhante, comum de seguranças, e ela uma fantasia branca com luzes de LED. O casal dividiu espaço com 21 cadeirantes, que representavam "estrelas flutuantes".

Viviane Araújo, rainha de bateria do Salgueiro, no segundo desfile da noite na Sapucaí
Viviane Araújo, rainha de bateria do Salgueiro, no segundo desfile da noite na Sapucaí
Foto: Marcelo Sayao / EFE

Com 200 m² de painéis de LED, o abre alas "Grande Angular" continha uma grande câmera fotográfica como destaque, onde dançarinos fizeram coreografias sobre a lente. No fundo da alegoria, um grande painel cilíndrico mostrou imagens de membros da Salgueiro. Entre as primeiras alas, destaque para a chamada "Fama", formada por moscas azuis.

A segunda alegoria, intitulada "Marcas do Tempo", retratou o conceito da fama ao longo da história e era predominantemente na cor dourada. Carro trouxe uma mosca prateada em sua frente e estátuas de faraós douradas, além de diversos outros símbolos egípcios. Logo atrás, a ala "Mascarados" continha integrante vestido com máscaras do Coringa, com terno e faixa de presidente, representando o lado negativo da fama.

Representando um grande baile de máscaras, a terceira alegoria trouxe destaques fantasiados tradicionalmente como no carnaval de Veneza. Pintores do Renascimento também foram homenageados no desfile da Salgueiro. Com saias vermelhas e laranjas, ala das baianas representou a pintora Tarsila do Amaral e a Semana de 22. Chamada de "Tarsila, Antropologicamente", os detalhes da fantasia eram imagens dos rostos dos quadros da artista na saia.

O quarto carro homenageou o ateliê dos grande pintores renascentistas, com imagens de personalidades e quadros da época, como Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Logo atrás, a agremiação passou a explorar assuntos mais atuais, como as modificações do corpo em busca da beleza. Olhos, boca, nariz e cirurgia plástica foram representados por alas. Tripé entre as alas continha "uma máquina de lipoaspiração" e "transformou" um componente gordo em um mais magro.

Com uma grande nariz na frente, carro "Photoshopping" passou pela Sapucaí representando um "shopping da beleza", que contou com Valeska Popozuda como destaque no chão. Na alegoria seguinte, o carro "Pleasure Island" mostrou o sossego após a fama e trouxe uma grande lancha na frente da alegoria. Nas laterais, esculturas de flores tropicais, cacatuas e jet-skis.

Sobrou ainda espaço para homenagear os 60 anos da escola. Uma ala continha instrumentos falsos, homenageando o Mestre Louro, que comandou a bateria da escola de 1972 a 2003. Última alegoria também fez referência à data. 

Carnaval ao vivo no Terra 

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro. Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Previsão do Tempo para o Carnaval 2013 – Rio de Janeiro

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade