0
Logo do Carnaval do Rio de Janeiro
Foto: Alessandro Buzas / Futura Press

Carnaval do Rio de Janeiro

Debate analisa a trajetória do carnavalesco Fernando Pamplona

24 fev 2011
19h23
atualizado em 25/9/2018 às 09h47

Um seminário gratuito no dia 2 de março vai homenagear o carnavalesco Fernando Pamplona, líder da revolução estética e temática que reconfigurou o Carnaval carioca nas décadas de 60 e 70. Além do próprio Pamplona, participam do debate o jornalista e pesquisador Sérgio Cabral, o apresentador Paulo Stein e o diretor de carnaval da Beija-Flor de Nilópolis, Laíla. O evento ocorre no Espaço Cultural FINEP, a partir das 19h.

Fernando Pamplona será o homenageado da noite
Fernando Pamplona será o homenageado da noite
Foto: Alexandre Vieira / O Dia

Fernando Pamplona estreou no Salgueiro em 1960 ("Quilombo dos Palmares"). Seu trabalho ao lado do amigo Arlindo Rodrigues é considerado marcante pela forma como ambos trataram temas de origem africana nos desfiles. O negro passava à condição de protagonista da história brasileira.

Foi a Vermelho-e-Branco de Pamplona quem primeiro abrigou, ainda, integrantes da Escola de Belas Artes. Pelas mãos do artista, despontaram talentos como Rosa Magalhães, Maria Augusta Rodrigues, Renato Lage e um maranhense que, do sonho de ser bailarino, transformou-se em gênio da folia: Joãosinho Trinta.

O seminário Fernando Pamplona: personalidade, revolução e arte é uma iniciativa do Inova Que eu Gosto - Bloco dos amigos da FINEP.

Serviço
Fernando Pamplona: personalidade, revolução e arte.
Convidados: Fernando Pamplona, Sérgio Cabral, Paulo Stein e Laíla.Espaço Cultural FINEP Praia do Flamengo, 200 - Pilotis (Próximo à Estação Largo do Machado, do Metrô).
Quarta-feira, dia 2, a partir das 19h. Entrada Franca (Não há necessidade de inscrição prévia).

 

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.

compartilhe

publicidade
publicidade