PUBLICIDADE

Educadoras que ajudaram no enredo campeão vibram com título

22 fev 2012 - 19h17
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

Na festa pelo terceiro título da história da Unidos da Tijuca, duas personagens chamavam a atenção, em meio aos gritos de "é campeão" no meio da quadra da escola, na Leopoldina, região central do Rio de Janeiro. Edinalva Maia Silva e Griselha Queiroz ostentavam orgulhosas a bandeira do estado de Pernambuco - estado onde nasceu Luiz Gonzaga, o grande homenageado do samba-enredo que garantiu o troféu do Carnaval de 2012.

Pernambucanas participaram de grupo que ensinou sou Luiz Gonzaga a Paulo Barros, criador do enredo
Pernambucanas participaram de grupo que ensinou sou Luiz Gonzaga a Paulo Barros, criador do enredo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

"Sou pé quente, meu amigo", brincava Griselha. E ela tem razão: ainda no ano passado, o carnavalesco Paulo Barros reuniu um grupo de educadores em Recife para se aprofundar na história de Luiz Gonzaga e, assim, a ajudar a construir o enredo que seria campeão. "Somos de um grupo de educadoras e ajudamos no processo de entendimento da história do Luiz Gonzaga. Depois do trabalho, fomos convidadas pelo Paulo para vir ao Rio de Janeiro e ajudar também na composição de algumas alegorias", contou Griselha.

Ao lado da parceira educacional, ela saiu na ala "Moringa no Camarão", em homenagem ao prato típico de toda a região do sertão pernambucano, retratado no desfile campeão. "Entendeu agora porque somos pé quentes?", brincou novamente Griselha, pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Edinalva, companheira de trabalho educacional na capital pernambucana, teve então a ideia de levar a bandeira do estado para a quadra da escola, de onde acompanharam, nota por nota, a apuração que garantiu o título para a Unidos da Tijuca. "A felicidade é muito grande, Pernambuco está aqui, devidamente representado, na festa da campeã", garantiu Edinalva.

A campeã

A escola de samba Unidos da Tijuca - que ficou em segundo lugar em 2011 - levou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão - em homenagem a Luiz Gonzaga - falou sobre a paisagem, solo e vegetação do Sertão. Este foi o segundo título com o carnavalesco Paulo Barros - o primeiro veio em 2010.

A agremiação perdeu apenas um décimo, no quesito alegorias e adereços, somando um total de 299,9 pontos. A Unidos da Tijuca ficou à frente da Salgueiro, em segundo lugar com 299,7 pontos, e da Vila Isabel, na terceira posição com 299,5 pontos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade