PUBLICIDADE

Esquema especial para Carnaval do Rio começa no final de semana

23 jan 2013 - 17h22
(atualizado às 17h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura do Rio de Janeiro espera 6 milhões de foliões no Carnaval de rua da cidade deste ano - aumento de 50% em relação a 2012 - e o esquema especial para tentar diminuir o transtorno para quem mora na cidade começa já neste final de semana, quando os primeiros blocos saem às ruas. Ao todo, 492 blocos vão desfilar 700 vezes até o dia 17 de fevereiro e 985 controladores de trânsito estarão dedicados apenas ao Carnaval de rua (efetivo 20% maior que o do ano passado).

O Centro de Operações Rio será utilizado para monitoramento da multidão durante o Carnaval
O Centro de Operações Rio será utilizado para monitoramento da multidão durante o Carnaval
Foto: Fernando Maia/Riotur

O Centro de Operações Rio será utilizado para monitoramento da multidão. "Para o trânsito é vital que os blocos cumpram os horários delimitados. A gente faz questão de eliminar o trânsito nos horários planejados. Daqui mesmo a gente já começa a enquadrar os blocos para que isso ocorra", disse a presidente da Companhia de Engenharia de Tráfico (CETRio), Cláudia Antunes Secin.

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) contará com 7.773 pessoas que coibirão in loco qualquer desrespeito ao que foi acordado. "A gente teve um incremento na Guarda Municipal de 70% nos últimos quatro anos e podemos dar um aumento de atenção ao Carnaval", afirmou o secretário Alex Costa.

O número de banheiros químicos disponibilizados também aumentou. Era de 13 mil em 2011, pulou para 15 mil no ano passado e este ano será de 17 mil. "Toda esta estrutura só adianta se houver conscientização. Mudar costumes é uma coisa complexa. O que a gente pede é que se incorpore o costume de ir ao banheiro e não urinar na rua. Mas enquanto o xixi for o maior problema do nosso Carnaval de rua, estamos bem", pediu o presidente da empresa pública de turismo (RioTur), Antônio Pedro Figueira de Mello.

O Carnaval de rua acaba gerando muito lixo e a empresa pública de limpeza urbana (Comlurb) promete 1.050 garis trabalhando diariamente. Logo depois que cada bloco passar, haverá caminhões fazendo a limpeza.

O metrô circulará em esquema especial, sem interrupção, das 5 horas da sexta-feira (8/2) às 23 horas de terça-feira (12/2) - com extensão até as 2 horas de quarta-feira nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade