PUBLICIDADE

Homenageando Niemeyer, Banda de Ipanema leva milhares às ruas

26 jan 2013 - 21h22
(atualizado às 23h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A tradicional Banda de Ipanema fez no final da tarde deste sábado (26) o seu primeiro grande desfile do Carnaval 2013. Mesmo com chuva, o bloco de rua levou milhares de foliões ao entorno da praça General Osório, e para a avenida Vieira Souto, na orla, que ficou interditada nos dois sentidos, na zona sul do Rio de Janeiro.

Mesmo com chuva, o bloco de rua levou milhares de foliôes às  ruas 
Mesmo com chuva, o bloco de rua levou milhares de foliôes às  ruas 
Foto: Mauro Pimentel / Terra

"Sempre venho na Banda (de Ipanema) porque tem toda a tradição do Carnaval aqui", disse a psicóloga Laura Coimbra, moradora do bairro. "Não perco um desfile", completou, ao lado do marido Alexandre Coimbra. "Não sou muito fã, mas vim acompanhá-la", brincou.

A Banda de Ipanema, com seu costumeiro repertório de marchinhas, sambas-enredo, e frevos, homenageou este ano o arquiteto e patrono da agremiação, Oscar Niemeyer, falecido no final do ano passado. Uma grande faixa com uma foto do maior nome da arquitetura brasileira e mundial estampava a kombi de apoio do bloco.

Este ano, o bloco de rua homenageia ainda o músico Jongo da Serrinha, outro patrono da Banda, com sua ala especial de atabaques. A previsão dos organizadores era que cerca de 80 mil foliōes se divertissem pelas ruas de Ipanema, mas o número de pessoas que acompanharam a folia não chegou à metade, muito em função da forte chuva que caiu no final da tarde no Rio.

O desfile ds Banda de Ipanema foi marcado, como todo ano, pelo festival de cores nas fantasias dos foliões e das drag queens, outra marca registrada do desfile da agremiação, que sempre reúne um público de gays, lésbicas e simpatizantes, o famoso GLS.

Vestida de Carmem Miranda, a drag queen que se autodenomina Juju Maravilha chamava a atenção de todos. "Sou uma das estrelas desse Carnaval", assegurou, sem frutas na cabeça, no entanto. "Uso todo o meu luxo nas ruas, e todo mundo quer tirar fotos", completou.

A Banda de Ipanema completa anos de desfiles, ao longo de 48 anos de existência, e realizará ainda mais duas passagens pelas ruas do tradicional bairro da zona sul carioca, um na abertura, e outro no encerramento do Carnaval. Esse ano a agremiação também relembra o centernário de nascimento de  Vinícius de  Moraes, Jamelão, Paulo Tapajós, Wilson Batista, Ciro Monteiro, Rubem Braga, Dona Zica, Carlos Galhardo e Joel Nascimento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade