PUBLICIDADE

Portela encerra 1ª noite de desfiles com homenagem a Madureira

Escola de Madureira tem 21 títulos do Carnaval

11 fev 2013 - 04h21
(atualizado em 27/2/2014 às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Maior vencedora do Carnaval carioca com 21 títulos, a Portela encerrou o primeiro dia de desfiles ao entrar por volta das 04h00 na Sapucaí. Completando 90 anos, a agremiação homenageou o bairro-sede no samba-enredo "Madureira... Onde o meu Coração se Deixou Levar".

Com o intérprete-oficial Gilsinho, a agremiação cantou: "Portela, meu orgulho suburbano, traz poetas soberanos nesse trem para cantar, que Madureira é muito mais do que um lugar, é a capital de um sonho que me faz sambar".

A comissão de frente, que apresentava a escola ao público, trazia um trem prateado e passistas que passavam de aristocratas para vedetes, sendo que o trem virava o teatro de Madureira. O nome da comissão é 'Trem de Luxo'.

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira representavam a Amazônia. Já o carro abre alas tinha cerca de 50 m de comprimento, com uma águia na frente e praticamente todo azul - que junto com o branco são as cores oficiais da Portela.

Nas 31 alas, o carnavalesco Paulo Menezes preferiu utilizar cores mais 'fortes', como o verde, vermelho e marrom - lógica também utilizada na maioria das sete alegorias que a escola utilizou no desfile na Sapucaí, que contou com cerca de 3,7 mil componentes.

Tradicional Águia da Portela desfilou neste ano com motivos indígenas
Tradicional Águia da Portela desfilou neste ano com motivos indígenas
Foto: AFP

As baianas da agremiação representaram a chegadas das famílias ao bairro de Madureira. Outra parte importante da escola de samba - a bateria - se apresentou com 'paradinhas' e manteve o ritmo da Portela.

Em outra alegoria, chamada de 'O partideiro que versou o mercadão', lembrou do mercadão do bairro carioca, local tradicional de intens de candomblé e ubanda, com grandes caixas e um painel. Uma das curiosidades do desfile foi que um dos mestre-salas da Portela pintava com spray a porta-bandeira durante a apresentação.

As duas escolas de samba de Madureira - Portela e Império Serrano - tiveram destaque em um dos carros alegóricos nas cores verde (Império), azul e branco (Portela). Além disso, uma flâmula carregada por outra porta-bandeira mostrava os símbolos das duas escolas do bairro.

Carnaval ao vivo no Terra 

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs campeãs.

Carnaval 2013 – Destaques contagiam desfiles em São Paulo - Terra<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a <a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/rio-de-janeiro/programacao,a6d5cf237592c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html?vgnextfmt=fmtSg2" href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/rio-de-janeiro/programacao,a6d5cf237592c310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html?vgnextfmt=fmtSg2">data</a> data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade