PUBLICIDADE

Programação - Blocos de rua do RJ

20 fev 2014 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

Os mais famosos blocos do Rio de Janeiro tomam as ruas da cidade arrastando multidões no feriadão de Carnaval, principalmente na zona sul e no centro. Veja abaixo os blocos mais tradicionais e importantes da cidade.

Sexta-feira, 28 de fevereiro

Bloco das Carmelitas

Com concentração marcada para às 15h na Rua Almirante Alexandrino, o Carmelitas, que desfila há 24 anos, deve levar 10 mil pessoas a Santa Teresa, segundo a Riotur, órgão de turismo da prefeitura do Rio. O bloco da região central da cidade recebeu esse nome pois um boato que circulava na época relatava que uma freira havia pulado o muro de um convento para brincar o Carnaval.

Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha

O bloco feminino Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha toca no Arpoador a partir das 19h, mas não desfila. A expectativa é que atraia 30 mil pessoas.

Sábado, 1º de Março

Céu na Terra

A manhã vai ser de folia nas ladeiras de Santa Teresa desde cedo, pois o Céu na Terra se concentra às 8h no Largo dos Guimarães. As marchinhas do bloco devem atrair cerca de 15 mil pessoas, a maioria com criativas fantasias.

Cordão do Bola Preta

O Centro do Rio deve ser tomado por 1,5 milhão de pessoas atrás do Cordão do Bola Preta, fundado em 1918. A concentração está marcada para as 9h30 na esquina das avenidas Rio Branco com Presidente Vargas e muita gente deve ir com roupas brancas com bolas pretas. No ano passado, o desfile do bloco foi marcado por confusão no final, na chegada à Cinelândia, com muitas pessoas passando mal e subindo em carros da Polícia Militar.

Empolga às 9

O bloco Empolga às 9 vai se concentrar às 11h na Avenida Atlântica, em frente à Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana. A expectativa é que ele atraia 15 mil pessoas.

Bloco do Barbas

Fundado em 1985, o Bloco dos Barbas deve levar aproximadamente 20 mil pessoas a Botafogo. A concentração está marcada para as 16h, na Rua Assis Bueno, esquina com a Rua Arnaldo Quintela.

Banda de Ipanema

Oitenta mil pessoas são esperadas nas ruas de Ipanema para acompanhar a Banda de Ipanema. Com concentração agendada para as 17h30 na Rua Jangadeiros, esquina com Rua Gomes Carneiro, a banda foi fundada em 1965 e já teve entre seus foliões nomes como Leila Diniz, Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque.

Domingo, 2 de Março

Cordão do Boitatá

O Cordão do Boitatá se apresenta às 12h no Centro do Rio, na Praça XV, e deve levar cerca de 40 mil foliões à região, em busca de marchinhas. O bloco, que é conhecido por atrair pessoas com criativas fantasias, está comemorando 18 carnavais. Neste domingo de Carnaval, ele não deve realizar cortejo, e se apresenta no estilo "concentra mas não sai".

Bangalafumenga

O Aterro do Flamengo vai ser palco da apresentação do bloco Bangalafumenga a partir das 10h, com concentração perto do Monumento dos Pracinhas. São esperadas 80 mil pessoas.

Simpatia é Quase Amor

Fundado na época do movimento Diretas Já, o Simpatia é Quase Amor desfila a partir das 16h, com concentração na Praça General Osório. A expectativa de público, segundo a Riotur, é de 120 mil pessoas.

Segunda-feira, 3 de março

Sargento Pimenta

Tocando músicas do Beatles ao ritmo de Carnaval, o bloco Sargento Pimenta deve levar cerca de cem mil pessoas ao Aterro do Flamengo, a partir das 15h. O bloco se apresenta parado e se reúne perto do Monumento dos Pracinhas.

Afroreggae

O batuque do Afroreggae vai começar a ser ouvido às 10h na Avenida Rio Branco, esquina com a Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. São esperadas 150 mil pessoas.

Terça-feira, 4 de março

Orquestra Voadora

Apresentando músicas conhecidas com um toque de maracatu, a Orquestra Voadora se concentra às 17h no Aterro do Flamengo, perto do Coreto Modernista, na zona sul da cidade e deve atrair 80 mil pessoas ao local.

Banda de Ipanema

A Banda de Ipanema volta às ruas do bairro na terça-feira de Carnaval, às 17h30, com desfile que vai começar na Rua Jangadeiros, esquina com Rua Gomes Carneiro. A expectativa de público é de 80 mil pessoas.

Bloco das Carmelitas

O bloco deve lotar novamente as apertadas ruas de Santa Teresa, com concentração às 10h na Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Aarão Reis. Cerca de dez mil pessoas são esperadas.

Quarta-feira, 5 de março

Me Beija Que Eu Sou Cineasta

Às 10h o bloco se concentra na Praça Santos Dumont, na Gávea, mas não percorre as ruas do bairro. Cinco mil foliões devem se despedir das festas de Momo no bloco.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade