Carnaval do Rio de Janeiro

Programação - Blocos de rua do RJ

  • comentários

Os mais famosos blocos do Rio de Janeiro tomam as ruas da cidade arrastando multidões no feriadão de Carnaval, principalmente na zona sul e no centro. Veja abaixo os blocos mais tradicionais e importantes da cidade.
 
Sexta-feira, 28 de fevereiro
 
Bloco das Carmelitas
Com concentração marcada para às 15h na Rua Almirante Alexandrino, o Carmelitas, que desfila há 24 anos, deve levar 10 mil pessoas a Santa Teresa, segundo a Riotur, órgão de turismo da prefeitura do Rio. O bloco da região central da cidade recebeu esse nome pois um boato que circulava na época relatava que uma freira havia pulado o muro de um convento para brincar o Carnaval.
 
Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha
O bloco feminino Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha toca no Arpoador a partir das 19h, mas não desfila. A expectativa é que atraia 30 mil pessoas.
 

Sábado, 1º de Março
 
Céu na Terra
A manhã vai ser de folia nas ladeiras de Santa Teresa desde cedo, pois o Céu na Terra se concentra às 8h no Largo dos Guimarães. As marchinhas do bloco devem atrair cerca de 15 mil pessoas, a maioria com criativas fantasias.
 
 
Cordão do Bola Preta
O Centro do Rio deve ser tomado por 1,5 milhão de pessoas atrás do Cordão do Bola Preta, fundado em 1918. A concentração está marcada para as 9h30 na esquina das avenidas Rio Branco com Presidente Vargas e muita gente deve ir com roupas brancas com bolas pretas. No ano passado, o desfile do bloco foi marcado por confusão no final, na chegada à Cinelândia, com muitas pessoas passando mal e subindo em carros da Polícia Militar.
 
 
Empolga às 9
O bloco Empolga às 9 vai se concentrar às 11h na Avenida Atlântica, em frente à Rua Rainha Elizabeth, em Copacabana. A expectativa é que ele atraia 15 mil pessoas.
 
Bloco do Barbas
Fundado em 1985, o Bloco dos Barbas deve levar aproximadamente 20 mil pessoas a Botafogo. A concentração está marcada para as 16h, na Rua Assis Bueno, esquina com a Rua Arnaldo Quintela.
 
Banda de Ipanema
Oitenta mil pessoas são esperadas nas ruas de Ipanema para acompanhar a Banda de Ipanema. Com concentração agendada para as 17h30 na Rua Jangadeiros, esquina com Rua Gomes Carneiro, a banda foi fundada em 1965 e já teve entre seus foliões nomes como Leila Diniz, Carlos Drummond de Andrade e Chico Buarque.
 
 
Domingo, 2 de Março
 
Cordão do Boitatá
O Cordão do Boitatá se apresenta às 12h no Centro do Rio, na Praça XV, e deve levar cerca de 40 mil foliões à região, em busca de marchinhas. O bloco, que é conhecido por atrair pessoas com criativas fantasias, está comemorando 18 carnavais. Neste domingo de Carnaval, ele não deve realizar cortejo, e se apresenta no estilo "concentra mas não sai".
 
 
Bangalafumenga
O Aterro do Flamengo vai ser palco da apresentação do bloco Bangalafumenga a partir das 10h, com concentração perto do Monumento dos Pracinhas. São esperadas 80 mil pessoas.
 
Simpatia é Quase Amor
Fundado na época do movimento Diretas Já, o Simpatia é Quase Amor desfila a partir das 16h, com concentração na Praça General Osório. A expectativa de público, segundo a Riotur, é de 120 mil pessoas.
 
Segunda-feira, 3 de março
 
Sargento Pimenta
Tocando músicas do Beatles ao ritmo de Carnaval, o bloco Sargento Pimenta deve levar cerca de cem mil pessoas ao Aterro do Flamengo, a partir das 15h. O bloco se apresenta parado e se reúne perto do Monumento dos Pracinhas.
 
Afroreggae
O batuque do Afroreggae vai começar a ser ouvido às 10h na Avenida Rio Branco, esquina com a Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio. São esperadas 150 mil pessoas.
 
Terça-feira, 4 de março
 
Orquestra Voadora
Apresentando músicas conhecidas com um toque de maracatu, a Orquestra Voadora se concentra às 17h no Aterro do Flamengo, perto do Coreto Modernista, na zona sul da cidade e deve atrair 80 mil pessoas ao local.
 
Banda de Ipanema
A Banda de Ipanema volta às ruas do bairro na terça-feira de Carnaval, às 17h30, com desfile que vai começar na Rua Jangadeiros, esquina com Rua Gomes Carneiro. A expectativa de público é de 80 mil pessoas.
 
Bloco das Carmelitas
O bloco deve lotar novamente as apertadas ruas de Santa Teresa, com concentração às 10h na Rua Almirante Alexandrino, esquina com a Rua Aarão Reis. Cerca de dez mil pessoas são esperadas.
 
Quarta-feira, 5 de março
 
Me Beija Que Eu Sou Cineasta
Às 10h o bloco se concentra na Praça Santos Dumont, na Gávea, mas não percorre as ruas do bairro. Cinco mil foliões devem se despedir das festas de Momo no bloco.

Terra

COMPARTILHE

COMENTE

  • comentários
publicidade
publicidade