0

Programação - Escolas de samba do RJ

20 fev 2014
15h53
atualizado às 15h54
  • separator
  • 0
  • comentários

Campeã do Grupo de Acesso A no Carnaval do Rio de Janeiro em 2013, a Império da Tijuca abre os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí no dia 2 de março, domingo, às 21h. Atual campeã do Carnaval carioca, a Vila Isabel apresenta enredo sobre os biomas brasileiros e o ambientalista Chico Mendes no dia seguinte. Veja abaixo o que cada escola vai mostrar na avenida e os horários dos desfiles.

Domingo, 2 de março:

Império da Tijuca - Horário de início: 21h

Com o enredo "Batuk", a Império da Tijuca vai lembrar os ritmos ancestrais da África e também falar da batucada como maneira de celebrar alegrias e vitórias, ritos religiosos, pedir proteção e afastar o mal. E, é claro, vai mostrar o batuque do brasileiro, do sagrado ao profano, e do samba dos subúrbios cariocas.
 

Grande Rio - Horário de início: Entre 22h05 e 22h22

Maricá, cidade do litoral do estado do Rio de Janeiro, vai ser cantada pela Grande Rio, vista pelos olhos de Maysa, no enredo "Verdes olhos de Maysa sobre o mar, no caminho: Maricá". A cantora, que passou seus últimos anos de vida no município, escreveu sobre as ondas e o mar das praias da região e que "só foi feliz em Maricá". Para homenagear os 200 anos de Maricá, a Grande Rio vai falar da história da cidade, da relação de Maysa com ela e da visita do naturalista Charles Darwin para observar a fauna e a flora da região.

 

São Clemente - Horário de início: Entre 23h10 e 23h44

A riqueza, a malemolência e a criatividade das favelas será apresentada pela São Clemente na Sapucaí, com o enredo "Favela". A escola pretende abordar a arquitetura, os costumes e as origens dos moradores dos barracos de morros.
 

Mangueira - Horário de início: Entre 0h15 e 01h06

Com o enredo "A festança brasileira cai no samba da Mangueira", a verde-e-rosa mostrará as festas brasileiras e falará do hábito do povo do País de comemorar sem hora para acabar. Passando pelas festas indígenas, pelo canto dos negros escravos, pelo Congado, e pelas oferendas para Iemanjá, a Mangueira também vai levar à Sapucaí o São João do Nordeste, as festas do boi de Pernambuco ao Maranhão, as paradas gay e o Carnaval.

 

Salgueiro - Horário de início: Entre 1h20 e 2h28

A relação dos humanos com o planeta Terra (chamado de "Gaia" pelos gregos) é tema do enredo "Gaia, a vida em nossas mãos", que a Acadêmicos do Salgueiro desfilará na avenida. A vermelho-e-branco vai tratar de como vários povos explicam o surgimento do planeta. Orixás, os quatro elementos (Terra, Água, Fogo e Ar), as preocupações com o meio ambiente sustentável e o amor ao planeta serão retratados.

 

Beija-Flor - Horário de início: Entre 2h25 e 3h50

Vice-campeã do Carnaval em 2013, a escola de Nilópolis levará para a Sapucaí o enredo "O astro iluminado da comunicação brasileira", sobre o diretor de TV, publicitário e empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. A Beija-Flor falará da história e da vida do diretor, importante para a criação da maneira de transmitir os desfiles do Carnaval, mas também abordará as origens da comunicação.
 

Segunda-feira, 3 de março:

Mocidade - Horário de início: 21h

Com o enredo "Pernambucópolis", a agremiação de Padre Miguel mostrará na avenida uma mistura de espaço sideral com os ritmos de Pernambuco, cidade natal de seu homenageado desse ano, o carnavalesco Fernando Pinto. Autor de desfiles marcantes da Mocidade, como "Ziriguidum 2001", de 1985, Pinto, que morreu em 1987, será mostrado como um visionário à frente do seu tempo. Para retratar seu estado, a Mocidade levará à Sapucaí o frevo, o forró, baião, o xaxado, o Galo da Madrugada e bonecos gigantes.

 

União da Ilha - Horário de início: Entre 22h05 e 22h22

Numa incursão ao universo infantil, o enredo "É brinquedo, é brincadeira, a Ilha vai levantar poeira", da União da Ilha, pretende fazer os espectadores relembrarem os tempos de criança. A maneira como os pintores retratavam a infância antigamente, os jogos e o pensamento do pedagogo Jean Piaget, um dos mais importantes do século XX, serão retratados pela escola. Literatura infantil, teatro e desenhos animados também terão destaque entre as alas da Ilha.

 

Vila Isabel - Horário de início: Entre 23h10 e 23h44

O ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988, será o homenageado do enredo "Retratos de um Brasil plural", que vai falar da conservação do meio ambiente e da Amazônia. O Brasil será mostrado pela Vila Isabel, campeã do Carnaval de 2013, como um País gigante de terras e matas exuberantes, mas que sofre com saques às suas riquezas.

 

Imperatriz Leopoldinense - Horário de início: Entre 0h15 e 01h06

Ícone do futebol brasileiro, Zico será homenageado como rei pela Imperatriz, que tem esse ano o enredo "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz". A escola mostrará a infância e o sonho de Zico de se tornar jogador e como ele se tornou ídolo. O desfile acontece no dia em que Zico completa 61 anos de idade.

 

Portela - Horário de início: Entre 1h20 e 2h28

A capital fluminense é tema do enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião", que a Portela mostrará esse ano no Sambódromo. A escola tratará das transformações da zona portuária e da importância cultural da Pedra do Sal, ponto de encontro do samba, sem deixar de retratar as águas da Baía de Guanabara e de mostrar as mudanças de uma das principais vias do centro da cidade, a Avenida Rio Branco, e das transformações pelas quais passaram becos e cortiços do município.

 

Unidos da Tijuca - Horário de início: Entre 2h25 e 3h50

A Unidos da Tijuca vai mostrar na Sapucaí um enredo sobre velocidade e a história do piloto brasileiro Ayrton Senna, com o enredo "Acelera Tijuca". Fotos e troféus do ídolo da Fórmula 1 e o início da carreira dele no kart serão exibidos nos carros alegóricos. Com o "Grande Prêmio Tijuca", a  escola pretende transformar a Sapucaí em uma grande pista de corrida, retratando também o universo dos boxes, trocas de pneus e curvas perigosas. O enredo aborda ainda outros símbolos da velocidade: a internet, o avião supersônico, o trem bala e super-heróis conhecidos por sua rapidez.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade