1 evento ao vivo

Rainha da Mocidade faz aulas com 'personal passista'

20 fev 2011
20h16

A rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, Andréa de Andrade, de 24 anos, já tirou nota 10 antes de estrear no posto neste Carnaval. Isso porque ela é, desde novembro, uma aplicada aluna de Aldione Sena, uma espécie de personal passista, que ensina à loura os segredos e macetes de uma rainha de bateria.

"Eu já sambava, mas achei que poderia me aperfeiçoar ainda mais. Então, me falaram sobre a Aldione. Ela tem me ensinado a postura correta de uma rainha, o movimento dos braços. Faço duas aulas por semana na academia", explica Andréa, que acredita que uma rainha não precisa sambar como uma passista.

"O mais importante é o charme, a graciosidade e saber apresentar a bateria, a vedete do espetáculo", opina ela. Nas aulas, a dupla coloca o samba-enredo da escola para tocar e a rainha capricha no figurino. "Só sambo usando sandálias com salto de 15 cm", diz. Para ela, o samba é um verdadeiro dom. "Tem gente que já nasceu sabendo, mas tem como aprender, é só correr atrás", diz.

Para analisar o desempenho de Andréa, Aldione fez questão de acompanhar a moça no ensaio técnico, na Sapucaí. "Ela me elogiou muito e me deu alguns toques, como não olhar para baixo e levantar o ombro", conta Andréa, que ficou emocionada com a energia do público. "É maravilhosa".

Fora as aulas com Aldione, a estrela da Mocidade se prepara com capricho para brilhar no Carnaval. "Pratico musculação uma hora por dia com personal, não bebo refrigerante e cortei os doces até o desfile", revela. "E costumo ir à praia todos os dias para ficar com um tom bonito", conta a rainha de Padre Miguel.

Fundamental é simpatia

Professora
Aldione Sena, de 55 anos, desde os 6 vive no mundo do samba e já desfilou por várias escolas, como Mangueira, Vila Isabel e Mocidade. Mesmo trabalhando com alongamento de cabelo, há três anos resolveu dar aulas de samba. "Claro que uma rainha tem que ter samba no pé, mas simpatia e carisma são fundamentais. Também tem que saber caminhar na Avenida", ensina.

Quesitos
Segundo Aldione, uma rainha de bateria deve ter postura, elegância, estar sempre bem vestida, saber interagir com a bateria e apresentá-la para os jurados e para o público, ter sorriso no rosto, cantar e interpretar o samba da escola. "Meus exemplos são Luma de Oliveira, Quitéria Chagas, Shayene Cesário, além da Vânia Love e a Andréa, que cresce a cada dia", afirma.

Andréa de Andrade tem aula com personal passista duas vezes por semana
Andréa de Andrade tem aula com personal passista duas vezes por semana
Foto: Deisi Rezende / O Dia
O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.

compartilhe

publicidade