PUBLICIDADE

Rio de Janeiro inova: Carnaval de rua terá 15 mil banheiros químicos

31 jan 2012 - 12h46
(atualizado às 23h07)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

Carnaval de rua no Rio de Janeiro tem um grande vilão: os mijões. Na luta para minimizar o problema durante o mês de fevereiro nos principais bairros, a prefeitura montou um grande esquema. Serão 15 mil banheiros químicos espalhados pela cidade, além de 50 conteineres.

Infográfico: Veja rainhas e madrinhas de bateria de SP e RJ

"Não adianta colocar essa quantidade imensa de banheiros se as pessoas não tiverem educação. Você não pode beber até o seu limite para depois ir procurar um banheiro. Vai ter fila e você vai querer urinar na rua", afirma o secretário especial de turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Para tentar "seduzir" o folião pela opção mais civilizada, os 15 mil banheiros químicos da cidade serão itinerantes. A prefeitura pretende mudá-los de lugar conforme a necessidade e o trajeto dos principais blocos.

"São banheiros que andam e seguem o carnaval também. Não ficam parados o tempo todo para poder facilitar o uso", explica Figueira de Mello.

A operação da prefeitura vai começar já na próxima quinta-feira (2). A primeira fase se prolonga até o dia 16 de fevereiro, período no qual serão realizados 151 desfiles de blocos de rua com público estimado em 792.850 foliões.

Durante todo o Carnaval serão 425 blocos desfilando pelas ruas do Rio. A prefeitura buscou tirar boa parte dos grupos da Zona Sul, região que já estava saturada. Assim o centro da cidade receberá também muitos foliões.

A prefeitura iniciou trabalho de cercamento dos canteiros de condomínios da orla da Zona Sul para evitar atos de vandalismo em alguns dos principais pontos turísticos do Rio. Sete monumentos da cidade também serão protegidos dos foliões.

Megaoperação

Para a limpeza dos percursos, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) preparou uma megaoperação com 2.170 funcionários, entre garis e outros profissionais. As operações contarão com o apoio de contêineres, caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d'água, kombi lava jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Cada bloco estará enquadrado em uma das cinco categorias: super especial, especial, um, dois e três. Os efetivos e equipamentos de limpeza serão definidos conforme o número de foliões presentes em cada agremiação, seguindo um levantamento histórico.

Grandes blocos, como a Banda de Ipanema, o Cordão da Bola Preta, Simpatia é Quase Amor, Bloco da Preta, Vira Lata, Bangalafumenga, Monobloco, Suvaco do Cristo e Afroreggae, responsáveis pela maior produção de lixo em 2011, estarão na categoria Super Especial. Um técnico estará acompanhando cada desfile e irá avaliar se será necessário ampliar efetivo e uso de equipamentos de acordo com a situação apresentada pelo bloco.

Foliões que brincarem Carnaval nos blocos de rua deverão usar os banheiros químicos
Foliões que brincarem Carnaval nos blocos de rua deverão usar os banheiros químicos
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade