PUBLICIDADE

Rio: passagem de blocos transforma Ipanema em passeio público

14 fev 2010 - 17h14
(atualizado às 19h13)
Compartilhar
Fabiano Rampazzo
Direto do Rio de Janeiro

O tradicional bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, virou um imenso passeio público na tarde deste de domingo. As duas vias da avenida Vieira Souto e todas as suas transversais estão interditadas pela Polícia Militar por causa da sequência de blocos de rua que circulam pelo local.

Com multidão na rua, parte do trânsito do bairro da zona sul foi interditado pela PM
Com multidão na rua, parte do trânsito do bairro da zona sul foi interditado pela PM
Foto: Fabrício Rampazzo / Especial para Terra

Com a movimentação, o cenário de uma das mais famosas praias da capital fluminense mudou. De um lado da Viera Souto, o mar Atlântico. Do outro, um um mar de gente. E por falar em mar... "Para mim, esta fantasia é uma homenagem ao mar. Mas imaginei que as pessoas fossem associar aos filme Avatar", disse a estudante Gika Veneza, 22 anos, que chamava atenção no meio das milhares de pessoas por estar pintada de azul.

"São vários vidrinhos de tinta de rosto. Só consegui (pintar) com a ajuda de uma amigo", comentou ela, pintada de azul dos pés à cabeça. Gika, seus amigos e os milhares de foliões aguardavam na tarde deste domingo o carro de som do bloco Simpatia É Quase Amor, que se aproximava pela Viera Souto no sentido Leblon, também na zona sul.

Simpatia é quase amor

Com o grito de guerra 'Alô burguesia de Ipanema!', o Bloco Simpatia é Quase Amor nasceu às vésperas do Carnaval de 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já e saindo da Praça General Osório em Ipanema, lugar cativo do bloco. Considerado o mais simpático da zona sul, por pouco o bloco não recebeu o nome de "Chapeleta do Heitor", personagem inventado pelo humorista Marcelo Madureira, um dos seus fundadores.

No entanto, o nome não colou e elegeram o personagem Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, criado pelo escritor e compositor Aldir Blanc, e batizaram o bloco, que, assim como o personagem, é um fanfarrão, conquistador e simpático. O humorista Bussunda foi Rei Momo do Simpatia durante muitos anos. A banda é comandada pelo Mestre Penha.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade