1 evento ao vivo

RJ: confira a agenda das escolas grupo de acesso A

5 mar 2011
18h27
atualizado às 18h32

Onze viagens em busca do mesmo destino: o grupo especial do Carnaval carioca. Disputando uma única vaga na elite do samba em 2012, as escolas do grupo de acesso A prometem sacudir a Sapucaí a partir das 20h15 deste sábado.

O Carnaval carioca começou oficialmente nesta sexta. O prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade para o Rei Momo Milton Júnior
O Carnaval carioca começou oficialmente nesta sexta. O prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade para o Rei Momo Milton Júnior
Foto: Beth Beth Santos/Prefeitura / Divulgação

O desfile será transmitido ao vivo pela rádio FM O Dia através de flashes e pela TV Bandeirantes. Na avenida, a expectativa é de casa cheia. Restam poucos ingressos, que custam entre R$ 20 e R$ 30 e são vendidos em central atrás do setor 11 do sambódromo.

Entre as 11 atrações da noite, três já consagraram-se campeãs entre as grandes, Viradouro, Estácio de Sá e Império Serrano. Apenas quatro nunca participaram do desfile principal: Alegria da Zona Sul, Renascer de Jacarepaguá, Inocentes de Belford Roxo e Acadêmicos do Cubango. Também vão marcar presença escolas tradicionais como Caprichosos, Santa Cruz, Rocinha e Império da Tijuca.

Com orçamentos mais modestos que as co-irmãs do Especial, as escolas do Acesso prometem emocionar tirando da cabeça, do coração e dos pés o que o falta no bolso. Será possível voltar ao tempo em que os jovens lutavam por "paz e amor"; fazer um roteiro pelas tradições suburbanas e o circuito das águas; sentir o perfume de rosas e conhecer os carnavais ao redor do mundo. Também haverá espaço para tratar da comunicação, da história do vidro, dos sentimentos humanos, do misticismo africano. Queridos do público, o poeta Vinicius de Moraes e o grupo Mamonas Assassinas serão homenageados.

Além dos enredos, as musas que defenderão as escolas são motivo a mais para foliões resistirem a maratona de quase 12 horas de samba. A lista de beldades inclui entre outras Dany Bananinha, Jéssica Maia, Juliane Almeida, Vânia Love, Érika Palmer, Isabella Picanço e Shayene Cesário.

Paes entrega chaves do Rio ao Rei Momo
O Carnaval carioca começou oficialmente na sexta-feira. O prefeito Eduardo Paes entregou as chaves da cidade para o Rei Momo Milton Júnior, que assume simbolicamente o comando até a Quarta de Cinzas.

Ele estava acompanhado de sua corte: a rainha Bianca Ferreira e as princesas Talita Del Castilhos e Suzan Gonçalves."Agora a cidade está nas mãos dessa fantástica figura que é o Rei Momo", brincou Paes.

Veja a programação deste sábado no Rio:

Alegria da zona sulEnredo: Os doze Obas de Xangô mostrará o misticismo em torno do orixá da Justiça. Início do desfile: 20h15. Carnavalesco: Lane Santana. Rainha de bateria: Regininha.

RenascerEnredo: Águas de Março vai retratar as oito cidades que formam o Circuito das Águas em São Paulo. Início do desfile: 21h. Carnavalesco: Edson Pereira. Rainha de bateria: Patricia Nery.

ViradouroEnredo: Quem sou eu sem você? vai tratar da importância da comunicação entre os homens. Início do desfile: 22h. Carnavalesco: Jack Vasconcelos. Rainhas de bateria: Dany Bananinha e Patrícia Costa.

Santa CruzEnredo: Paz e amor o sonho não acabou vai contar sobre as manifestações culturais e políticas da geração das décadas de 60 e 70, mostrando que muitos daqueles desejos ainda existem nas novas gerações. Início do desfile: 23h. Carnavalesco: Comissão de Carnaval. Rainha da bateria: Jaqueline Maia.

Império da TijucaEnredo: O mundo em carnaval - um olhar sobre a cultura dos povos mostrará como é a folia em diversas partes do mundo. Início do desfile: Meia-noite. Carnavalesco: Severo Luzardo. Rainha de bateria: Laynara Teles.

InocentesEnredo: De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre fará uma homenagem aos 15 anos da morte do grupo musical Mamonas Assassinas. Início do desfile: 1h. Carnavalesco: Cristiano Bara. Rainha de bateria: Isabella Picanço.

CubangoEnredo: A Emoção está no ar vai mostrar os personagens e fatos históricos que mexeram com as emoções do homem. Início do desfile: 2h. Carnavalesco: Jaime Cezário. Rainha de bateria: Juliane Almeida.

Estácio de SáEnredo: Rosas vai contar a influência das rosas na história da humanidade. Início do desfile: 3h. Carnavalesco: Marcus Ferreira. Rainha de bateria: Shayene Cesário.

Império SerranoEnredo: A Bênção Vinicius vai homenagear ao poetinha Vinícius de Moraes. Início do desfile: 4h. Carnavalesco: Alexandre Colla. Rainha de bateria: Vânia Love.

RocinhaEnredo: Rocinha! Estou Vidrado em você contará a história da descoberta do vidro pelo homem e sua importância através dos tempos, passando pela ciência e tecnologia. Início do desfile: 5h. Carnavalesco: Luiz Carlos Bruno. Rainha de bateria: Érika Palmer.

CaprichososEnredo: Gente Humilde tratará dos costumes e tradições do povo habitante no subúrbio carioca, com um desfile projetado para ocorrer já com o dia claro. Início do desfile: 6h. Carnavalesco: Amauri Santos. Rainha de bateria: Mel Brito.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.

Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
publicidade