Carnaval do Rio de Janeiro

publicidade
07 de fevereiro de 2013 • 14h29 • atualizado às 14h47

RJ: PM fará esquema especial de segurança no Carnaval 2013

Viaturas cuidarão da segurança nos famosos blocos cariocas
Foto: Daniel Ramalho / Terra
 

Mais de 14 mil policiais militares cuidarão da segurança no Estado do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Ao todo, são 14.454 PMs em cada dia de festa, e 2.162 viaturas a serviço, incluindo o Batalhão de Áreas Turísticas (BPTur) e outras unidades especiais. 

O aumento do número de policiais nas ruas é grande em relação ao ano anterior, que contou com 12 mil PMs por dia. 

"Além do reforço, vamos promover as operações regulares contra táxis piratas e flanelinhas, alguns dos crimes mais comuns na região", afirmou o capitão Gustavo Freitas, responsável pelo planejamento do BPTur.

Os pontos turísticos também ganharão reforço. A Urca, por exemplo, terá de cinco a seis homens para cuidar da segurança - geralmente são três. A BPTur também policiará o Corcovado, as Paineiras, o Cristo Redentor, a Rodoviária Novo Rio, os aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim, o Aterro do Flamengo, as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Lapa, do Mirante Dona Marta e da Vista Chinesa.

Além disso, há uma média de 500 policiais do Choque e do Bope de prontidão para possíveis emergências.

Na capital, 7.684 policiais cuidarão da segurança por dia, com 1.110 viaturas. O esquema especial de segurança funciona até a Quarta-feira de Cinzas.

Carnaval no Terra
O Terra, maior empresa latino-americana de mídia digital e pioneira na transmissão ao vivo do Carnaval na internet, transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador. Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Asa de Águia, entre outros astros da folia baiana, estarão ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes de Carnaval do Rio e cobrirá, lado a lado com o folião, a passagem dos blocos de rua.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar no Terra todos os detalhes da evolução nos sambódromos paulistano e carioca, através de narração minuto a minuto durante passagem de cada agremiação. E, claro, poderá saber todos os detalhes dos bastidores até a comemoração dos vencedores, já que o resultado da apuração será apresentado nota a nota.

Terra