Carnaval do Rio de Janeiro

Sorteio define ordem dos quesitos na apuração do Carnaval do Rio

  • Marcus Vinicius Pinto
Marcus Vinicius Pinto
Direto do Rio de Janeiro
atualizado às 14h28
  • comentários

Um sorteio realizado no início da tarde desta quarta-feira definiu que evolução será o último quesito lido na apuração das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Além disso, o quesito será usado em caso de empate entre escolas. O Terra acompanhará, a partir das 15h45, a apuração, nota a nota, dos resultados que vão eleger a vencedora do Carnaval do Rio.

Destaque do desfile da Vila Isabel, uma das favoritas ao título Foto: Reuters
Destaque do desfile da Vila Isabel, uma das favoritas ao título
Foto: Reuters

A ordem de leitura dos quesitos vai ser a seguinte: harmonia, conjunto, mestre-sala e porta bandeira, enredo, comissão de frente, alegorias e adereços, bateria, samba enredo, fantasia e evolução. Cada jurado poderá dar notas de 9 a 10, incluindo décimos. A menor nota dada a cada escola será descartada.

A Vila Isabel é a grande favorita para ficar com o título. Com o enredo "A vila canta o Brasil, celeiro do mundo - água no feijão que chegou mais um", de Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel, a escola empolgou o público, que lotou o sambódromo no segundo dia de desfiles.

Os principais concorrentes da Vila ao título tiveram problemas. A Mangueira atrasou o desfile em seis minutos e já vai sair com menos seis décimos, de acordo com o regulamento. A Beija-Flor, a Imperatriz Leopoldinense e a Unidos da Tijuca tiveram problemas com seus carros alegóricos e devem perder pontos em evolução, conjunto e harmonia. A Portela pode perder pontos em alegorias e adereços e fantasias, pelo acabamento precário de alguns carros e fantasias apresentados.

Além da luta pelo título, está a luta para estar entre as seis primeiras colocadas, que voltam à Marquês de Sapucaí no próximo sábado para o desfile das campeãs. Salgueiro e Mocidade devem conseguir um lugar entre as favoritas e beliscar uma volta à avenida. Apenas uma escola será rebaixada para a série A (como é chamado o antigo Grupo de Acesso) em 2014.

Inocentes de Belford Roxo é a mais cotada para cair, embora Grande Rio e São Clemente também corram risco. A Grande Rio pode ser multada em R$ 60 mil por atrasar a saída dos seus carros da dispersão, atrapalhando a Imperatriz Leopoldinense, que desfilava em seguida na noite de segunda-feira. Já a São Clemente, que homenageava as novelas da TV Globo através do enredo "Horário Nobre", pode perder cinco décimos por trazer o logotipo da emissora nas imagens, o que pode caracterizar merchandising, de acordo com o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Apuração da vencedora do Grupo de Acesso
Depois da apuração das escolas do grupo especial, o Rio vai conhecer a escola vencedora do grupo A, que dá ao campeão o direito de desfilar no Grupo Especial em 2014. Império Serrano, Estácio de Sá (que vai perder um décimo por atrasar o desfile), Acadêmicos do Cubango, Sereno de Campo Grande, Viradouro, Caprichosos De Pilares e Império da Tijuca são as mais cotadas para lutar pelo título.

A Caprichosos poderia perder pontos por ter trazido em um carro alegórico quatro mulheres completamente nuas, apenas com o corpo pintado. Mas o regulamento da série A, ao contrário do que acontece com o Grupo Especial, não prevê punição para esse tipo de questão.

Três escolas vão ser rebaixadas para o grupo B, que desfila na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, no ano que vem. Unidos de Vila Santa Teresa (que veio com parte da escola sem fantasia), Paraíso do Tuiuti e Alegria da Zona Sul são as mais cotadas para perderem o lugar no grupo.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-musas/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-desfiles/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/carnaval-2013-desfiles/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Terra

COMPARTILHE

COMENTE

  • comentários
publicidade
publicidade