PUBLICIDADE

Turismo no Carnaval deve movimentar R$ 1 bilhão no Rio

15 fev 2012 - 17h43
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro nunca atraiu tantos turistas no Carnaval como nos dias de hoje. Para este ano, são esperados em torno de 800 mil visitantes nos quatro dias de folia, recorde para o período. Eles devem deixar pelo menos R$ 1 bilhão na cidade.

Blocos de rua são responsáveis por atrair cada vez mais turistas ao Rio
Blocos de rua são responsáveis por atrair cada vez mais turistas ao Rio
Foto: Bárbara de Olyveyra / Futura Press

Infográfico: Veja rainhas e madrinhas de bateria de SP e RJ

Ao contrário do que se via na década passada, o principal destino desses turistas não é o Sambódromo, mas sim as ruas da cidade tomadas por blocos.

Outra mudança é relativa ao perfil do turista. Com as economias americana e dos países da Europa abaladas, o número de turistas oriundos dessas nações perde cada vez mais força. Ao mesmo tempo, o fortalecimento da economia brasileira vem incrementando o turismo doméstico, ou seja, os brasileiros viajam cada vez mais dentro do próprio país.

"O turismo está sofrendo um pouco com a falta do europeu e do americano. Mas os brasileiros estão compensando", afirma o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.

A rede hoteleira já se prepara para um movimento intenso. Levantamento da Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), feito no final de janeiro, apontava que 80,9% dos quartos de hotel da cidade já estavam ocupados para o período de Carnaval. Nos hotéis do Flamengo e de Botafogo, 93% dos quartos já foram reservados. Em Copacabana, essa proporção fica em 85,5%.

"A baixa na ocupação dos hotéis mais sofisticados deve ser compensada pelo mercado nacional", afirma Alfredo Lopes, presidente da Abih-RJ.

Ao todo, a expectativa é que pelo menos 4 milhões de pessoas pulem Carnaval na Cidade Maravilhosa. Para tentar minimizar os transtornos com essa intensa movimentação, a prefeitura deslocou blocos e ampliou a infraestrutura dos desfiles.

Dos 476 pedidos para desfiles, 51 foram negados, a maior parte na zona Sul. "Muitos pontos nessa região já estavam saturados. Então, tivemos que negar alguns pleitos e evitar mais de um desfile, no caso de blocos menos tradicionais", comenta Figueira de Mello.

Somente na zona Sul serão 144 blocos, mais que o dobro dos 63 que sairão pelas ruas da zona Norte. Na região da Barra e Jacarepaguá serão outros 44 desfiles. No Centro estão autorizados 76 blocos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade