1 evento ao vivo
Logo do Carnaval do Rio
Foto: Alessandro Buzas / Futura Press

Carnaval do Rio

Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval carioca de 2012

22 fev 2012
17h44
atualizado às 18h45

A escola de samba Unidos da Tijuca - que ficou em segundo lugar em 2011 - levou o título de campeã no Carnaval carioca de 2012. O samba-enredo O Dia em Que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão - em homenagem a Luiz Gonzaga - falou sobre a paisagem, solo e vegetação do Sertão.

Galeria de fotos: Veja fotos do desfile da Unidos da Tijuca
Infográfico: Quem devem ser as musas de São Paulo e do Rio de Janeiro? Vote
Infográfico: Axé, frevo, samba e mais; veja musas do Carnaval pelo País
Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e do Rio

A agremiação perdeu apenas um décimo, no quesito alegorias e adereços, somando um total de 299,9 pontos. A Unidos da Tijuca ficou à frente da Salgueiro, em segundo lugar com 299,7 pontos, e da Vila Isabel, na terceira posição com 299,5 pontos.

Este foi o segundo título da Unidos da Tijuca com o carnavalesco Paulo Barros - o primeiro veio em 2010. Revolucionário, Barros tem inovado os desfiles do Carnaval carioca desde 2004, quando levou à Sapucaí um carro alegórico que representava o DNA humano. Em 2010, o carnavalesco reuniu 30 homens para fazerem mágicas na comissão de frente do desfile campeão daquele ano.

Apesar do enredo falar de Nordeste e do sertão, o carnavalesco optou por não usar as cores e elementos da estética tradicional da região. A história da coroação de Luiz Gonzaga deu margem para o carnavalesco ousar nas alegorias, com muitas coreografias, encenações e tecnologia.

Quem parece ter dado sorte à Unidos da Tijuca foi a rainha de bateria Gracyanne Barbosa. Foi a primeira vez que ela esteve à frente dos músicos da escola.

Antes do anúncio das notas, a escola Beija-Flor perdeu um décimo de pontos, por conta da evolução: a escola teve um problema técnico na comissão de frente durante o desfile e não se apresentou perante o setor 3.

No domingo (19) e segunda-feira (20), 13 escolas desfilaram na Marquês de Sapucaí. As seis primeiras colocadas se apresentam no desfile das campeãs. As duas últimas colocadas foram Porto da Pedra - com o samba-enredo Da seiva materna ao equilíbrio da vida - e Renascer de Jacarépagua- que teve o tema O Artista da Alegria Dá o Tom na Folia. Elas serão rebaixadas para o grupo de acesso no Carnaval de 2013.

Em 2011, a Beija-Flor levou o título. A Acadêmicos do Grande Rio, União da Ilha e a Portela não foram julgadas por conta de um incêndio que destruiu os preparativos das agremiações em fevereiro do ano passado. A Unidos da tijuca e a Mangueira ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Quadra da Unidos da Tijuca entra em grande festa após vencer Carnaval de 2012
Quadra da Unidos da Tijuca entra em grande festa após vencer Carnaval de 2012
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade