0

Com desfile comprometido, Vila desbrava natureza do Brasil

4 mar 2014
00h17
atualizado às 01h25
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Vila Isabel apostou em uma homenagem à natureza brasileira e ao seringueiro e ativista Chico Mendes para buscar o bicampeonato no Carnaval carioca. Com o enredo "Retratos de um Brasil plural", a terceira escola de samba desta noite na Marquês de Sapucaí também mostrou a diversidade da vegetação nacional e alerta para a importância da defesa do meio-ambiente. 

Confira a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro no Carnaval 

Apesar da causa nobre defendida pela escola, o desfile já começou comprometido: fantasias de quatro alas não foram entregues a tempo, e integrantes da escola tiveram que improvisar - destaques em alegoria chegaram a desfilar apenas com a parte de cima dos adereços e shortinhos, enquanto outros passistas cruzaram a avenida com calça e camiseta de manga comprida. 

O desfile da Vila Isabel apresentou os diversos tipos de vegetação e ecossistemas do Brasil, iniciando com a costa marinha, avançando pela Mata Atlântica e desbravando a caatinga no sertão até despontar na riqueza da Amazônia. 

Alcançado o bioma principal do enredo, a Vila Isabel evoluiu na avenida sob o batuque da bateria. Os ritmistas estavam fantasiados de guardas florestais e escoltavam a onça-pintada representada pela madrinha Sabrina Sato. 

Após a passagem da alegoria sobre as lendas amazônicas, com destaque especial para o conto da vitória régia, o desfile da Vila Isabel chegou ao cerrado, passou pelo pantanal e foi ao Sul para apresentar os pampas gaúchos. A última alegoria da escola apresentava uma réplica da casa de Chico Mendes, na cidade acreana de Xapuri, e destacou o caráter ativista do seringueiro. 

Chico Mendes denunciou pelo Brasil a ação predatória de fazendeiros à Floresta Amazônica e foi assassinado no final de 1988. Um instituto com o nome do ativista foi criado em 2007, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de proteger e conservar a biodiversidade da vegetação nacional. 

Depois da Vila Isabel, mais três escolas desfilam pela Sapucaí na madrugada desta terça-feira: Imperatriz Leopoldinense, Portela e União da Tijuca. A apuração das notas será na Quarta-Feira de Cinzas. 

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/" data-cke-779-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/" href="http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/">veja o infográfico</a>

Veja também:

Parque de ferromodelismo é inaugurado sob pista de esqui na Alemanha
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade