PUBLICIDADE

Confira o que muda em Salvador durante os dias de Carnaval

16 fev 2012 - 16h44
(atualizado às 16h52)
Compartilhar

Com a estimativa de 2 milhões de participantes ao longo dos seis dias que colocarão Salvador no Carnaval, a prefeitura soteropolitana anunciou algumas mudanças nos serviços básicos da cidade. Confira abaixo o que muda durante a festa.

Ônibus terão itinerário alterado por causa do circuito Barra-Ondina
Ônibus terão itinerário alterado por causa do circuito Barra-Ondina
Foto: Terra

Táxis

Os taxistas foram autorizados pelas Superintendências de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) a usar bandeira 2 durante os dias de Carnaval. A medida vale desde as 18 horas de quinta-feira, 16, até as 12h da Quarta-feira de Cinza, 22. Informações podem ser obtidas na Gerência de Táxi da Transalvador (Getax) pelos telefones 2109-3679/3641.

Transporte público

Na quinta (16) e na sexta-feira (17), 37 ônibus circularão na região da folia (19 com parada na Estação da Lapa, 10 em Pirajá e oito em Mussurunga). De sábado (18) a terça-feira (21), a frota aumenta para 43 veículos (20 na Estação da Lapa, 14 em Pirajá e nove em Mussurunga).O folião também vai contar com pontos de parada provisória no Vale do Canela, Av. Centenário e Av. Garibaldi. A linha hidroviária, que liga Plataforma a Ribeira, vai funcionar diariamente das 6h às 20h50.

Elevador Lacerda

O uso do Elevador Lacerda, no Pelourinho, está liberado durante os festejos de Momo. O equipamento funcionará sem custo para o usuário a partir da 0h de sexta-feira, 17, até meio-dia da quarta-feira, 22. Quarenta e cinco funcionário da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) prestarão auxílio.

Limpeza

Para atenuar a produção de lixo durante as festa, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuará com 2.417 agentes e 200 equipamentos (57 compactadores, 23 carros de sucção, 48 carros pipa, cinco espargidores, 15 caminhões de carroceria, 32 ônibus e 20 carros de apoio). O órgão vai disponibilizar 1,8 mil sanitários químicos, além 24 contêineres, com cinco sanitários climatizados cada.

Iluminação

Nos três circuitos oficiais da festa (Dodô, Osmar e Batatinha), e também em alguns bairros, foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) 669 projetores de 1000 watts e 768 projetores de 400 watts, bem como mais de 3 mil novas luminárias.

Plantão na saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deixa à disposição 2,5 mil profissionais e 13 módulos de atendimento 24 horas nos três circuitos da folia e nos bairros onde há festa. Também as nove Unidades de Atendimento de Emergência e as duas Unidades de Atendimento odontológico permanecerão atuando 24 horas.

Cidadania e direitos humanos

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad) atuará nos circuitos da festa, na Avenida Sabino Silva, no Farol da Barra e no Jardim Suspenso. Serão instalados três postos para demandas referentes a direitos das crianças e dos adolescentes no Posto Setad (Rua Chile, n° 3), na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ladeira dos Aflitos, nº15) e na Escola Santa Terezinha (Avenida Centenário, nº 2.829).

O Observatório da Discriminação Racial, Violência Contra a Mulher e LGBT também atuará no Carnaval 2012. Cerca de 120 observadores estarão em seis postos fixos, distribuídos em pontos estratégicos dos circuitos da folia. O programa, realizado através da Secretaria da Reparação (Semur), tem como objetivo mapear dados que comprovem a existência de ações discriminatórias, sejam elas raciais, de gênero ou homofóbicas, além de diminuir as desigualdades ocorridas durante o Carnaval.

Com informações da agência A Tarde.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade