0

Fora do trio, Brown exalta 1º "pré-sal" e pede reconhecimento

5 mar 2011
20h49
atualizado às 23h47
Daniel Favero
Direto de Salvador

Como de costume, Carlinhos Brown desfila fora do trio elétrico na noite deste sábado do Carnaval de Salvador. O músico, que tradicionalmente faz sua performance no chão, manteve o roteiro e caminhará pelos cerca de 3,8 km do circuito Barra-Ondina.

Junto dele, estão cerca de 350 percussionistas que compõem o bloco Projeto Especial Brown. Os músicos são oriundos de diversos grupos afro e também se exibem sobre o asfalto da Avenida Oceânica. São os grupos Tambores de Olodum, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy e Didá, este último composto apenas por mulheres.

No início da trajetória do grupo, no Farol da Barra, Carlinhos Brown pediu mais reconhecimento à cultura afrobrasileira. Em suas declarações, ele fez questão de comparar a herança histórica a uma das principais riquezas do Brasil na atualidade.

"Não dá para se desvencilhar disso. É algo que vem das bases, nosso primeiro pré-sal, antes do samba e do axé", afirmou o músico, que iniciou sua passagem pelo caminho por volta das 21h.

O show começou com músicas cantadas em terreiros de religiões afrobrasileiras, fazendo referência à entidades dessas crenças, o que deixou os baianos e turistas de todas as nacionalidade emocionados com a demonstração da cultura africana de raiz.

Em frente ao farol, Brown parou o trio e cada um dos grupos de tambores baianos fez sua apresentação. "O primeiro tambor de nossas vidas foi no ventre de nossas mães. Muito obrigado às mulheres", disse Brown, durante a apresentação.

Logo em seguida, Brow, que atuava com um regente, apresentou o Blue Man Group, e todos começaram a tocar juntos em uma apresentação que mesclou o velho e o novo.

Ao longo do caminho pela orla da Baía de Todos os Santos, Brown surpreendeu ao calçar um curioso par de tênis, utilizado atualmente no mercado fitness. A peça causou sensação ao anunciar que absorve até 80% do atrito gerado durante o exercício físico.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina.
O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo.
Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2011.

Músico conta com 350 percussionistas de grupos afrobrasileiros em seu show
Músico conta com 350 percussionistas de grupos afrobrasileiros em seu show
Foto: Antonio Reis / Especial para Terra
Fonte: Terra
publicidade