PUBLICIDADE

Salvador traz overdose de sempre; Mercury faz a diferença

17 fev 2010 - 07h26
(atualizado às 21h56)
Compartilhar

Cinco músicas postulantes a hit. Três polêmicas. Cinco homenagens bacanas. Quatro musas. Dois milhões de pessoas. Três blocos com as mulheres mais bonitas. Dois não candidatos à Presidência. Cento e vinte e nove horas de folia. Uma certeza: Daniela Mercury. O Carnaval 2010 de Salvador pode se resumir assim.

Hits
A disputa eterna de hit do Carnaval teve cinco candidatas: As Máscaras (Claudia Leitte), Na Base do Beijo (Ivete Sangalo), Lobo Mau (O Báck), Rebolation (Parangolé) e Vale Night (Asa de Águia). Numa enquete do site do jornal Correio da Bahia deu Vale Night. Para os jurados da Band, do Troféu Band Folia, deu Na Base do Beijo. Entre os profissionais da redação Terra, Lobo Mau. Como não existe um medidor oficial, qualquer um vale. O mais importante é saber que nenhuma delas teve a força de Cadê Dalila? ou Beijar na Boca, exemplos do Carnaval 2009.

Polêmicas

No campo das polêmicas, foram três. A mais supostamente interessante delas envolveu a música Lobo Mau, cujo refrão era repetir a frase "vou te comer" 12 vezes. Para Carla Perez e Tatau (ex-Ara Ketu), é pura apologia à pedofilia infantil. Como a canção foi propagada e se tornou popular após Ivete Sangalo divulgá-la, Claudia Leitte simplesmente não a cantou em nenhum de suas apresentações. A outra polêmica foi a eterna não rivalidade de Claudia Leitte e Ivete Sangalo. Como em 2009, 2008, 2007...

A terceira envolveu Pepeu Gomes. Eleito rei momo, ele se recusou a se apresentar ao lado da rainha e das duas princesas do Carnaval no sábado. O motivo não foi oficializado e especulou-se que uma crise de ciúmes foi o propulsor do veto real.

Homenagens

Entre as homenagens, duas efemérides (os 60 anos de surgimento do trio elétrico e os 25 anos de axé), duas homenagens a artistas que morreram no ano passado (Neguinho do Samba e Michael Jackson) e uma homenagem informal a Jorge Ben Jor (por uma inexplicável combinação astral, muito trio tocou suas músicas).

Musas

Na categoria musa, o Carnaval de Salvador briga há muito com os mesmos nomes. A madura Daniela Mercury, a máquina Ivete Sangalo, a menina Claudia Leitte e a moleca Alinne Rosa.

Daniela se assentou na música eletrônica, nos figurinos elegantes, na mistura que enriquecesse a musicalidade e não apenas no suor.

Ivete apostou no vigor - e numa série de modelitos tirados do reino animal: onça, zebra, cacatua...

Claudinha se agarrou ao mundo do circo de luxo e também brincou com as fantasias - veio de trapezista a palhaça.

Alinne mostrou que nunca é tarde para a evolução estética e deu um salto e se apresentou sempre à Fause Haten. Musicalmente, acompanha a evolução do figurino.

Por fora, correu uma candidata fortíssima à maior gata sob trio elétrico ever: Viviane Tripodi.

Blocos de beldades

Tradicionalmente, dois blocos costumam reunir as mulheres mais bonitas do Carnaval baiano. O que segue o Chiclete com Banana - as chicleteiras e camaleoas, por causa do nome do trio elétrico de Bell Marques, nunca decepcionam - e o Harém, de Alexandre Peixe - 2,5 mil mulheres saem como convidadas e os abadás masculinos desaparecem como cerveja. Este ano, uma surpresa se juntou aos times de cima: o Bloco Yes, que tocava música eletrônica e trazia DJs.

Campanha

Em ano de eleição, os políticos também apareceram. Os principais não candidatos à Presidência, José Serra e Dilma Rousseff, tentaram fortemente mostrar intimidade com o ambiente e ambos garantiram que, com um tanto de treino, seriam capazes de chacoalharem o Rebolation - misto de dança e música.

Dia 1

Às 17h45 da quinta-feira (11) começou oficialmente o Carnaval 2010 de Salvador. No primeiro dia, e madrugada de sexta-feira, a agenda previa a saída de 43 trios. A honra de abrir a festança coube à banda Voa Dois, da vocalista Katê.

Uma das atrações arriscadas que o Carnaval baiano adora experimentar foi a goiana Maristela Muller com seu axé metal. Ela também atacou de I Gotta a Feeling, do grupo americano Black Eyed Peas. Música que surpreendentemente apareceu quase toda noite no circuito Barra-Ondina.

Dia 2

Ivete Sangalo provocando uma ausente Beyoncé marcou o segundo dia. "Beyoncé que me perdoe, mas a musa aqui sou eu", disse a cantora baiana. Na noite da sexta-feira (12), ao passar em frente ao estúdio do Terra, a cantora disse que Beyoncé se aproximou dela na noite de quarta-feira, quando Ivete abriu o show da americana em Salvador, e teria dito "you're amazing" (você é maravilhosa). Ivete contou ter respondido: "você ainda não viu nada, minha filha".

O mundo pop americano rondava mesmo o Barra-Ondina, tanto que Netinho tirou a moçada do chão com um pout-pourri que incluiu até...sim, I Gotta Feeling, do Black Eyed Peas.

Se no primeiro dia o Carnaval de Salvador viu estalos de axé metal, no segundo dia mergulhou no sertanejo com o Seu Maxixe - que mandou ver em clássicos para um público enchapelado.

Das atrações mais aguardadas este ano, Moraes Moreira matou a saudade de Salvador - onde não se apresentava nos circuitos havia dez anos - e comandou a folia para homenagear os 60 anos do surgimento trio elétrico.

Dia 3

No sábado (13), terceiro dia do Carnaval 2010 de Salvador, 99 trios eram previstos pelos três principais circuitos da cidade - 43 no Centro Histórico, 30 no Campo Grande e 26 no Barra-Ondina. Se fosse Twitter, seria o #filé day. Não só pela quantidade. Os bambambãs da folia local marcaram ponto na avenida Oceânica. Foi dia de Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Daniela Mercury e Claudia Leitte no Barra-Ondina - e Netinho, Timbalada, Asa de Águia, Luiz Caldas...

Pela manhã, a abertura coube a trios para crianças.O Algodão Doce, com Carla Perez, reuniu cerca de 2 mil minifoliões no Campo Grande. No Barra-Ondina, Eliana liderou o Happy. Para cantar os hits baianos Atrás do Trio Elétrico, Chame Gente e (Sorte Grande) Poeira, ela precisou de cola. Ninguém pareceu reclamar.

Dia 4

Como os hits teimavam em não decolar, as atenções no quarto dia (o domingo, 14) se voltaram aos figurinos extravagantes. Ivete Sangallo de zebra e Claudia Leitte de chapéu-peruca com cara de palhaço - à frente dos ainda não candidatos à Presidência Dilma Roussef e José Serra no papel de seguidores interessados de axé.

As principais atrações, que costumam estar mais vezes no circuito Barra-Ondina, desta vez aportaram no Campo Grande, onde a folia baiana é mais roots. Além dos trios de Ivete Sangalo e Claudia Leitte, saíram ali a Banda Eva, o Cheiro de Amor de Alinne Rosa, Moraes Moreira e outros 27 grupos, segundo a agenda oficial.

Dia 5

A segunda-feira (15) foi o dia do reality show. Do BBB, vieram Claudia e Dicesar da safra 2010 e Priscila Pires (versão 2009). De A Fazenda, chegaram Dado Dolabella (vencedor da edição 1 do programa) e o casal Fernando Xuxa Scherer e sua namorada, Sheila Mello (ambos da versão 2). Claudia, Dicesar, Xuxa e Sheila aportaram no trio de Claudia Leitte. Dado ficou no camarote de Gilberto Gil. E Priscila arrebentou a bordo do trio de Ivete Sangalo com uma dança tão carregada de sensualidade que vai deixar saudade.

Dia 6

E a festa acabou. Na terça-feira (16), sexta e última noite do Carnaval 2010 de Salvador, houve a entrega do troféu Band Folia, espécie de título extraoficial do Carnaval da cidade, a Ivete Sangalo - melhor cantora e melhor música (Comigo é Na Base do Beijo).

Mas a grande apresentação estava para chegar. Com Daniela Mercury. Que já havia atacado de DJ, levado convidados de todos os matizes, desfilado figurinos lindos e decotados. Mas foi na última noite que ela arrasou. Homenageou Neguinho do Samba, um dos inventores do samba-reggae, morto em outubro de 2009, deu espaço a Margareth Menezes e Tatau, mas também a uma de suas backing vocals, que cantou They Don't Care About Us, música de Michael Jackson gravada em parceria com o grupo baiano Olodum. Fechou com qualidade, e se alguém buscou elevar o nível da folia na cidade, ela se chama Daniela.

Rebolation, por Claudia Leitte:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade