Carnaval de Salvador

Foto: AFP

Ziriguidum, Largadinho e Dançando; veja as candidatas a hit do Carnaval

Ceci Alves
Direto de Salvador
atualizado às 11h32
  • separator
  •  
  • comentários

Lá se vai o Carnaval pela metade e já começa a se definir quais músicas caíram no agrado popular para concorrer a melhor da folia 2013. O páreo está apertado, com Ziriguidum , cantada pela banda Filhos de Jorge, Largadinho , interpretada por Claudia Leitte, e Dançando , defendida por Ivete Sangalo, emboladas na primeira posição na maioria dos sites que lançaram listas para a aferição pública da música do Carnaval.

Emparelhados, também vão Dançation , a música de trabalho da banda Psirico, e Tá A Fim de Namorar , o carro-chefe dos neófitos da Oito7nove4. Com a composição de Wostinho Nascimento e Odé Rufino, os meninos Rafa e Pipo estão conseguindo desbancar até a música do pai, Bell Marques, chamada Louco de Paixão , levada deste verão da banda Chiclete com Banana.

Ziriguidum (bis), por Filhos de Jorge

Esta é a música mais axé de todas, que lembra a pegada que o ritmo adquiriu nos anos 90. Mas essa é a vocação da banda, que leva de tudo um pouco para as ruas: axé, sertanejo, funk e até rock.

A Oito7nove4 é quase uma exceção à regra neste ano. Não por acaso, as três principais desta disputa têm a pegada caribenha, misturada a ritmos autóctones e também de matriz africana: neste Carnaval, houve uma volta à batida latina, que foi a base da Axé Music em seus primórdios, na primeira segunda metade da década de 80 – Gerônimo e Luiz Caldas que o digam.

Ziriguidum , por exemplo, sucesso que catapultou a banda Filhos de Jorge para os primeiros escalões do Carnaval, é a versão para o português da música africana Yiri Yiri Boum , do cantor e compositor do Benin Gnonnas Pedro, sucesso na América Latina nos anos 1950. Mas o grupo não esconde sua vocação para a latinidade.

Composta por 11 integrantes, entre eles os cantores Dan Miranda e Marta Lan, que fazem a linha de frente do grupo, a banda apresenta uma mistura de ritmos latinos como a cumbia com o axé percussivo e a batida do Ijexá. Sobre levar o título de música do Carnaval, o cantor Dan prefere a modéstia, em entrevista recente a um site de notícia: “A gente tem uma concorrência muito forte... Tem Dançando , de Ivete, tem o Largadinho , de Claudia, tem o Dançation , de nosso amigo Marcio Vitor... Mas eu espero que Ziriguidum continue batendo na cabeça das pessoas, e tem tudo pra ser...”

<p>Claudia Leitte está na disputa pelo maior sucesso do Carnaval</p>
Claudia Leitte está na disputa pelo maior sucesso do Carnaval
Foto: Amauri Nehn/AgNews / Especial para Terra

Dançando , composta pelo vocalista da Psirico, Márcio Victor, foi praticamente "roubada" por Ivete Sangalo que, desde a primeira vez que ouviu, adorou e percebeu logo o seu potencial de sucesso. A música foi escrita por Felipe Escandurras e Tierry Coringa, com Márcio assinando o arranjo da percussão. No estúdio, ela foi gravada por Ivete, em dueto com Shakira. Em cima do trio, ela é uma das mais executadas nos dois circuitos, cantada por todos os artistas em seus desfiles.

Dançation, por Psirico
Dançando, por Ivete Sangalo

Uma vez que Dançando já estava nas mãos de "mainha", que é como Márcio Victor se refere a Ivete Sangalo, o Psirico apostou em Dançation para emplacar o Carnaval. A canção, composta por Magno Sant’Anna e Felipe Escandurras, apesar de ser no ritmo do pagode, tem uma batida meio clubber, meio boate, bem ao gosto do vocalista da banda. “A música tem um balanço gostoso e todo mundo pode dançar. Vai ser uma febre no Verão!”, comentou Márcio Victor.

Largadinho , o carro-chefe de Claudia Leitte, é outra música que com as raízes fincadas na latinidade nagô. Composta por Duller, Fabinho Alcântara e Samir, com arranjos de Claudia Leitte, Luciano Pinto e Durval Luz, é uma mescla dos gêneros merengue, samba e axé.

Nacionalmente, a música tem tido uma carreira de relativo sucesso. Em sua curta vida – foi lançada em setembro de 2012 –, a canção já chegou à vigésima posição na Billboard Hot 100 Airplay, parada mais referenciada do país. E o craque Neymar, do Santos, andou fazendo os passos da coreografia do Largadinho nas comemorações de seus gols. Resta saber se a música vai alcançar a consagração máxima no Carnaval baiano.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;i&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/ carnaval-2013-belas-salvador/ &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/diversao/infograficos/ carnaval-2013-belas-salvador/ &amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/i&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Carnaval ao vivo no Terra
O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Especial para Terra

compartilhe

comente

  •  
  • comentários
publicidade
publicidade