PUBLICIDADE

Águia de Ouro abre segundo dia de Carnaval em São Paulo

13 fev 2010 - 22h34
(atualizado em 14/2/2010 às 09h18)
Compartilhar

A Águia de Ouro foi a primeira escola que colocou o samba na avenida neste sábado de Carnaval em São Paulo. A agremiação do bairro da Pompéia tem as cores azul e branca e este ano contou a história da cidade de Ribeirão Preto.

Trazendo a história dos povos africanos, responsáveis pelo desenvolvimento da região, a apresentação da comissão de frente mostrou o amor entre os orixás Oxum e Oxossi. Os ritmistas da bateria mostraram com harmonia e roupas prateadas o brilho do rio Ribeirão. A escola também levou para a avenida os ciclos econômicos da região e do País; um dos carros alegóricos representava o período de ouro da economia cafeeira.

Na concentração, um problema entre dois carros fez a escola mudar a ordem da apresentação. O quinto veículo substituiu o carro anterior. Mesmo assim, conseguiu mostrar a imigração que faz parte da cidade, passando pela chegada dos italianos, japoneses e portugueses até chegar ao agronegócio, representado pelo terceiro carro.

Destaque

A rainha de bateria da Águia de Ouro foi a modelo e funkeira Valeska Popozuda. Antes de entrar na avenida, ela cuidou dos últimos detalhes da fantasia para brilhar ainda mais na sua estréia do Carnaval paulista.

A funkeira disse que, antes de começar a apresentação, dependeu do aval do seu médico. Internada com pneumonia, ela recebeu alta há menos de três semanas. "Pelo médico, eu não estaria aqui. Ele queria mandar um enfermeiro me acompanhar, mas eu disse que não precisava. Estou super bem, pronta para a avenida", disse, vestindo a fantasia "águia rainha" azul e branca, as cores da escola.

Histórico

A ideia de fundar o Grêmio Recretativo Escola de Samba Águia de Ouro germinou nas rodas de samba que aconteciam após os jogos da equipe amadora de futebol Faísca de Ouro. Os amigos boleiros contaram também com a ajuda de dissidentes da escola de samba Pérola Negra para fundar a escola da Pompéia em maio de 1976.

Em 2010, a escola homenageia Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo, com o enredo Ribeirão Preto, Região à Frente de Seu Tempo: da Mineração Ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza. O samba que exalta o café e o chopp ribeirão-pretanos foi composto por Celso Guerra, Formiga, Xan, Jairo, André Ms, Clayton, Mig, Drigo Atr, Tadeu e Waltinho.

Ficha técnica

Presidente: Sidnei Carrioullo Antônio
Carnavalesco: função exercida pela comissão de Carnaval formada por Sérgio Caputo, Bety Trindade e Tito Arantes

Intérprete: Serginho do Porto

1º casal de Mestre-Sala e Porta Bandeira: João Carlos e Lais Moreira

Rainha da Bateria:

Madrinha da Bateria: Valeska Popozuda

Musa da Bateria: Cínthia Poderosa
Cores: azul, branco, prata e dourado

Posição no Carnaval de 2009: campeã do Grupo de Acesso

A escola trouxe para a avenida a história da cidade de Ribeirão Preto
A escola trouxe para a avenida a história da cidade de Ribeirão Preto
Foto: Vagner Campos / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade