PUBLICIDADE

Carnaval da X-9 mostrará riquezas do sertão brasileiro

15 fev 2012 - 13h14
(atualizado às 13h42)
Compartilhar
Antonio Pita
Direto de São Paulo

Uma exaltação às riquezas do sertão brasileiro. Essa é a proposta do Carnaval da X-9 Paulistana, que desfila no Anhembi na sexta-feira, dia 17. Terceira a desfilar, a escola apresenta o samba-enredo Trazendo para os braços do povo o coração do Brasil, a X-9 Paulistana desbrava os sertões dessa gente varonil! e promete levar o público para uma viagem por diferentes características do interior do País.

Galeria de fotos: Veja fotos das rainhas de bateria de SP e Rio

A ideia surgiu como uma homenagem à tradicional competição Rally dos Sertões, que em 2012 completa 20 anos de aventura nas estradas. No sambódromo, o público verá os cenários, as histórias e as riquezas dos lugares por onde o Rally passou ao longo de suas edições, desbravando regiões pouco conhecidas do Brasil. "É um enredo 100% ufanista, para exaltar aquilo que é nosso e desbravar e mostrar o sertão para o público", afirma o carnavalesco Flavio Campello.

A diversidade será vista pelo público nas alegorias e nas fantasias, que virão trabalhadas com toques do artesanato de cada região visitada pelos competidores. As alegorias também representarão a riqueza das paisagens naturais, as manifestações culturais típicas da região, e as crenças e hábitos do povo sertanejo. Na comissão de frente, dançarinos representarão os competidores do Rally como guerreiros de aço, que vivem a aventura da corrida com muita dificuldade.

Os destaques da escola são as grandes alegorias. Em uma delas, um boi de 12 metros de altura realizará movimentos típicos das Festas do Boi que acontecem em diferentes regiões do País. Em outro carro, uma cachoeira será representada por um painel de LED com 30m². No telão, serão exibidas imagens gravadas durante a última edição do Rally. "A tecnologia contribui para dar mais grandiosidade ao Carnaval, ela ajuda nas estruturas dos carros e também na modernização do espetáculo, mas sem perder a essência que é a fantasia do Carnaval para as pessoas", diz o carnavalesco.

No barracão da escola, a preocupação é com os detalhes e o acabamento das esculturas que compõem as alegorias, que são trabalhadas artesanalmente. As últimas estruturas para os carros alegóricos estão sendo finalizadas, e o cenário é de ansiedade. "As escolas saem de seus barracões campeãs. Quem leva o título é quem erra menos, e estamos trabalhando para que tudo dê certo", afirma Campello.

"Nosso desfile será 100% ufanista", diz o carnavalesco Flavio Campello
"Nosso desfile será 100% ufanista", diz o carnavalesco Flavio Campello
Foto: Edson Lopes Jr / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade