PUBLICIDADE

Encerrando 1º dia, Águia de Ouro homenageia sambista João Nogueira

Com o sol nascendo, escola traz homenagem e paradinha da bateria

9 fev 2013 - 07h18
(atualizado em 27/2/2014 às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Já com o sol nascendo, a Águia de Ouro entrou no sambódromo do Anhembi por volta das 06h50 deste sábado para homenagear um dos grandes sambistas do Brasil: João Nogueira. Com o enredo "Minha missão. O canto do povo. João Nogueira", a escola cantou "hoje o espelho é você, e o meu medo maior é o espelho se quebrar, e o meu medo maior, João teu nome é história, o canto do povo te faz imortal".

<p>A Águia de Ouro ficou com o 12º lugar em 2012</p>
A Águia de Ouro ficou com o 12º lugar em 2012
Foto: Marcos Bezerra/Futura Press

O azul e branco da Águia de Ouro se confundem com as mesmas cores da Portela - escola de samba de João Nogueira no Rio de Janeiro e muito utilizada pela comissão de frente da escola paulistana, que representava anjos e formavam a palavra João.

Com fantasias simples de sambistas, a bateria fugiu do lugar-comum e abusou das paradinhas, animando os presentes ao desfile com um samba fácil de cantar. O abre-alas trouxe um grande anjo tocando trombeta na frente e a viúva de João Nogueira, Angela, como destaque da alegoria.

Tradicionais, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e as baianas apareceram no desfile com fantasias azuis e brancas. Tradicionalismo não seguido a risca no restante do desfile pelo carnavalesco Cebola, que mesclou dourado e tons escuros nas fantasias dos cerca de 3,8 mil componentes divididos em 25 alas e cinco alegorias que retratam momentos da vida do sambista - que também é pai do cantor Diogo Nogueira.

Uma das alegorias da escola trazia São Sebastião e São Jorge - santos dos quais João era devoto. Porém, em uma das alegorias, as lâmpadas que a enfeitavam queimaram e tiveram de ser retiradas as pressas para que não ocorresse um incêndio durante o desfile.

Outro carro alegórico apresentou uma estátua de Clara Nunes, um dos mais importantes nomes da Portela e a Águia - símbolo da escola carioca que foi 21 vezes campeã do Carnaval. O filho Diogo Nogueira veio no último carro, junto com parentes, amigos e diversos espelhos, que simbolizavam a referência do sambista.

Porém, ao final do desfile, a Águia de Ouro não conseguiu encerrar o desfile no tempo pré-determinado e acabou estourando o tempo em um minuto, o que deverá acarretar em perda de pontos na apuração das notas.

Carnaval ao vivo no Terra

O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade