PUBLICIDADE

Homenagens marcam o primeiro dia de desfiles em SP

9 fev 2013 - 08h29
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

<p>A tatuapé levou um rei de bateria para o Anhembi</p>
A tatuapé levou um rei de bateria para o Anhembi
Foto: Paduardo/AgNews

Com o samba-enredo "Beth Carvalho - A Madrinha do Samba", a escola Acadêmicos do Tatuapé foi a primeira a entrar no sambódromo do Anhembi no Carnaval de 2013. A cantora que iria sair no último carro alegórico com uma escultura prateada em sua homenagem não pôde desfilar, por conta de uma cirurgia na coluna. Ela enviou a sobrinha Lu Carvalho para representá-la. A escola trouxe cinco carros alegóricos e mais de 3 mil componentes para contar a história da cantora. À frente da bateria, que veio fantasiada de tatu em homenagem ao símbolo da escola, estava a jovem musa de 17 anos e uma novidade: o rei da bateria, Daniel Manzioni, 37 anos. A cantora Leci Brandão veio como destaque da Tatuapé.

<p>Rosas de Ouro trouxe Ellen Roche como rainha da bateria</p>
Rosas de Ouro trouxe Ellen Roche como rainha da bateria
Foto: Futura Press

A segunda escola a entrar no Anhembi foi a Rosas de Ouro, vice-campeã do Carnaval 2012, que dedicou o desfile às vítimas do incêndio em Santa Maria. Com o enredo 'Os condutores de Alegria, numa fantástica Viagem aos Reinos da folia', a agremiação levou cerca de três mil componentes, distribuídos em 22 alas e cinco alegorias, que representavam diferentes festas populares ao redor do mundo. A bateria, que teve Ellen Roche como rainha, apostou em rápidas paradinhas. A escola também contou com a participação da drag queen Salete Campari.

<p><span style="font-size: 11pt; line-height: 115%; font-family: Calibri, sans-serif; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">Juju Salimeli </span>foi um dos destaques da Mancha Verde</p>
Juju Salimeli foi um dos destaques da Mancha Verde
Foto: Leo Franco /AgNews

Terceira escola a entrar na avenida, a Mancha Verde trouxe para o Anhembi um desfile com cerca de 3,5 mil componentes que homenageia os 100 anos de nascimento do autor e compositor Mario Lago, falecido em 2002. Com o enredo "Mario Lago - o Homem do século XX", o samba da escola da torcida organizada do Palmeiras entoou características da personalidade do também ator e político. A bateria - liderada pelo mestre Caju - se vestiu de malandros da Lapa, teve a modelo Viviane Araújo como rainha e optou por uma apresentação sem grandes evoluções. A ex-panicat Juju Salimeli também esteve entre os destaques do desfile. 

<p>Ana Hickmann desfilou como madrinha da Vai-Vai</p>
Ana Hickmann desfilou como madrinha da Vai-Vai
Foto: Léo Franco / AgNews

A Vai-Vai, terceira colocada do ano passado, levou à avenida o enredo "Sangue da terra, videira da vida: Um brinde de amor em plena avenida - vinhos do Brasil!". A apresentadora Ana Hickmann, madrinha da escola, vinha logo no início da evolução do desfile, representando o primeiro milagre de Jesus. O abre-alas da escola soltava fumaça com cheiro de vinho pelo sambódromo e trazia o cantor Jair Rodriguez como destaque. A bateria, comandada há 40 anos pelo mestre Tadeu, foi acompanhada pelo maestro João Carlos Martins, que foi homenageado pelo enredo vencedor da escola em 2011.

<p>Camila Vernaglia foi um dos destaques da X-9 Paulistana</p>
Camila Vernaglia foi um dos destaques da X-9 Paulistana
Foto: Léo Franco / AgNews

Com o enredo "Se pra ter diversidade basta viver com alegria: Sorria... Pois São Paulo hoje é só harmonia!", a X-9 Paulistana foi a quinta escola a entrar na avenida. A escola de samba levou ao Anhembi as misturas étnicas que fazem parte da cidade. Os integrantes da bateria se apresentaram vestidos de samurais e abriram mão de paradinhas e evoluções mais longas. Entre os 2,8 mil componentes, divididos por 23 alas, estavam destaques como Camila Vernaglia, dançarina do Programa do Gugu, a apresentadora Graciella Barbosa, Rita Cadilac, e a rainha de bateria, grávida de oito meses, Rosemeire Rocha.

<p><span style="font-size: 11pt; line-height: 115%; font-family: Calibri, sans-serif; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">A ex-BBB Cacau defendeu a </span>Dragões da Real no Anhembi</p>
A ex-BBB Cacau defendeu a Dragões da Real no Anhembi
Foto: Leo Franco / AgNews

Em seu segundo ano no grupo especial de São Paulo, a Dragões da Real se apresentou sob chuva no último dia do ano do dragão no calendário chinês. O desfile teve como tema o símbolo da escola. A Dragões, que surgiu da torcida organizada do São Paulo, trouxe 23 alas, cinco alegorias, e cerca de 3,2 mil integrantes para a avenida. Filmes e desenhos animados, como Caverna do Dragão, fizeram parte da história contada no Anhembi. A ex-BBB Cacau foi um dos destaques da escola enquanto Simone Sampaio, ex-participante do reality show A Fazenda, desfilou como a rainha da bateria.

<p><span style="font-size: 11pt; line-height: 115%; font-family: Calibri, sans-serif; background-position: initial initial; background-repeat: initial initial;">Cinthia Santos foi destaque da Águia de Ouro</span></p>
Cinthia Santos foi destaque da Águia de Ouro
Foto: Paduardo / AgNews

Já com o sol nascendo, Águia de Ouro foi a última a se apresentar no primeiro dia de desfiles em São Paulo. A escola fez um desfile em homenagem ao sambista João Nogueira, e contou a participação de Diogo Nogueira, sua mulher Milena, como rainha de bateria, Cinthia Santos, a índia Potira da Escolinha do Gugu. Com fantasias de sambistas, a bateria abusou das paradinhas. O abre-alas trouxe um anjo tocando trombeta e a viúva do homenageado, Angela Nogueira. 

Carnaval ao vivo no Terra 
O Terra transmite entre os dias 7 e 12 de fevereiro a passagem dos principais trios-elétricos pelos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande de Salvador ao vivo e de graça no Terra via computadores, tablets, smartphones ou televisores conectados. A transmissão será em alta definição (HD) ou qualidade standard - dependendo da disponibilidade de banda do usuário - para todo o Brasil e demais países da América Latina. O portal também transmitirá tradicionais bailes e blocos de rua do Rio de Janeiro.

Já no dia dos desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo, o público poderá acompanhar todos os detalhes através de narração minuto a minuto e a apuração nota a nota que definirá as campeãs.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade