PUBLICIDADE

PM diz que não houve falha no policiamento no sambódromo

21 fev 2012 - 19h23
(atualizado às 20h33)
Compartilhar
Diogo Alcântara
Direto de São Paulo

O major da Polícia Militar de São Paulo, Alexandre Gaspariano, negou nesta terça feira (21) que tenha havido falha no policiamento no sambódromo do Anhembi. "Haveria falha se começasse o tumulto e não houvesse controle, foi controlado", disse o major. "Agora, em um evento deste tamanho, falar que é 100% garantido que não vai acontecer nada é muito difícil", completou.

Infográfico: Quem devem ser as musas de São Paulo e do Rio de Janeiro? Vote

Infográfico: Axé, frevo, samba e mais; veja musas do Carnaval pelo País

Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e do Rio

Uma confusão envolvendo diretores e torcidas de escola de samba interrompeu a leitura das notas do último quesito, da comissão de frente. Segundo o major, cinco integrantes de escolas de samba - ele não identificou as agremiações - estão presos.

De acordo com O titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), Osvaldo Nico Gonçalves, os detidos Cauê Santos Ferreira, 20 anos, vendedor, da escola de samba Gaviões da Fiel, e Tiago Ciro Tadeu Faria, 29 anos, fazem parte do grupo que invadiu o espaço para a leitura das notas. Os demais estavam na arquibancada, informou a PM.

O major explicou ainda a operação que escoltou a saída dos torcedores das escolas: "logo que começou a saída foi montado um pelotão de choque para que acompanhasse as torcidas, elas não se cruzassem e evitasse outro tipo de confronto".

No momento, o presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, está reunido com os presidentes das escolas de samba para definir como será a conclusão da apuração de votos. Torcedores das escolas do grupo de acesso já chegaram ao sambódromo. Eles aguardam a divulgação das notas para saber qual agremiação subirá ao grupo especial no ano que vem.  

Entenda o caso
Uma confusão promovida por integrantes de escolas de samba interrompeu a apuração do Carnaval de São Paulo nesta terça-feira (21). Faltando apenas uma nota dez para assegurar o título para a Mocidade Alegre, Tiago Ciro Tadeu Faria, 29 anos, integrante da Império de Casa Verde, invadiu a área de apuração, tomou o último envelope das mãos do leitor e o rasgou.

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur), anunciou a detenção do principal responsável por todo o tumulto. Caue Santos Pereira, 20 anos, integrante da Gaviões da Fiel, também foi detido, este por atirar objetos. De acordo com o major da Polícia Militar de São Paulo, Alexandre Gaspariano, cinco integrantes de escolas de samba foram detidos.

Com isso, a confusão se tornou generalizada e a leitura das notas foi interrompida. Até este ponto, a Mocidade Alegre liderava a apuração com um total de 160 pontos. Solange Bichara, presidente da agremiação, evitou considerar a escola campeã do Carnaval de 2012. "Não posso me considerar campeã por algo que não aconteceu", afirmou.

Uma reunião extraordinária entre a Liga das Esclas de Samba e os diretores das agremiações foi montada para decidir o desfecho do Carnaval 2012.

O tumulto se espalhou no entorno do Sambódromo. Torcedores foram vistos chutando os portões próximos à área da dispersão. Pouco depois, um carro alegórico da Pérola Negra foi incendiado por um grupo ainda não identificado. A alegoria tinha estrutura toda de palha, representando um índio gigante, e foi totalmente destruída pelo fogo.

Carnaval no Terra
O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade