PUBLICIDADE

Teresina disputa o maior corso do mundo pelo Guinness Book

11 fev 2012 - 10h46
Compartilhar
Yala Sena
Direto de Teresina

Técnicos do Guinness Book desembarcaram nesta sexta-feira (10) em Teresina (PI) para avaliar se a capital piauiense tem o maior desfile de carros enfeitados do mundo. Este ano, são 416 caminhões e carros inscritos com a previsão de mais de 10 mil pessoas no corso batizado de Zé Pereira.

Com o quádruplo de inscrições, a Prefeitura de Teresina foi obrigada a alterar o roteiro para 9,5km de percurso e bloquear uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

O corso de Teresina existe desde a década de 30 e eram famílias abastardas que desfilavam pelas ruas da cidade. Na década de 70, o desfile teve um declínio e voltou em 1997, sendo adotado pela prefeitura. Uma das atrações da festa é o caminhão das raparigas, uma homenagem as prostitutas dos famosos cabarés da rua Paissandu, gueto dos bordeis.

Em coletiva, o juiz do Guinnes, Michael Janela, informou que existem vários desfiles pelo mundo com carros enfeitados, como em Flores, na Califórnia (EUA), e algumas cidades na Itália. "Mas ninguém se inscreveu oficialmente. Somente Teresina. Por isso, o Guinness está aqui".

Neste sábado (11), o juiz do Livro dos Recordes vai conferir se o corso tem mais de 300 veículos, se estão com temas variados e sem interrupção no desfile. Para avaliar os quesitos, Michael Janela irá sobrevoar a região em um helicóptero. Outra exigência para o reconhecimento do Corso como maior do mundo diz respeito aos motoristas. Todos devem estar devidamente habilitados para dirigir, ou então o veículo será eliminado da contagem.

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), disse que o reconhecido ajuda no turismo, na economia e na auto estima dos teresinenses.

"É um evento que marca a nossa cultura, destaca a alegria e fica conhecida mundialmente", disse Elmano Férrer.

O corso acontece a partir das 16h com transmissão ao vivo pela TV Cidade Verde, afiliada do SBT no Piauí, direto da avenida Marechal Castelo Branco.

O juiz do Guinnes, Michael Janela, avaliará o corso de Teresina
O juiz do Guinnes, Michael Janela, avaliará o corso de Teresina
Foto: Yala Sena / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade