0

Começa em SP 1º Fórum Internacional de Gestão Cultural

21 mar 2012
20h12
atualizado às 20h38

Foi iniciado no início da noite desta quarta-feira (21) o 1º Fórum Internacional de Gestão Cultural, realizado na unidade da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. O evento tem como proposta pensar a gestão cultural a partir das possibilidades do surgimento de novos protagonistas sociais, além do mercado.

O evento, transmitido ao vivo pelo Terra em seus três dias, de 21 a 23 de março, é fruto de uma parceria entre o Celacc (Centro de Estudos Latino-Americanos), centro de pesquisas da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP, e a Livraria Cultura. Acadêmicos, gestores culturais, autoridades, artistas, estudantes e interessados nas áreas de gestão da cultura na Espanha, Brasil e demais países da América Latina se reúnem no fórum, cujas inscrições já estão esgotadas.

Depois de uma exibição de maracatu com música e dança, o evento contou com uma rápida leitura de um manifesto apoiado pelo Celacc, que fala sobre a urgência na construção de novos protagonistas para a cultura.

Com mediação de Juarez Xavier, o primeiro debate do fórum é "Políticas de Incentivo à Cultura", com mesa composta pelo ex-Ministro da Cultura Juca Ferreira e por Juarez Xavier, ex-secretário executivo do Ministro da Cultura.

Confira o restante da programação:

- Quinta-feira, 22 de março, das 10h às 12h
Geopolítica da cultura

A mesa será composta por Fábio Kobol Fornazari, gerente de planejamento estratégico do Ministério da Cultura, por Ángel Mestres, da Universidade de Barcelona, e mediada por Silas Nogueira. Em pauta a ampliação dos contatos interculturais e o deslocamento do campo da diversidade cultural para a disputa geopolítica. Em um cenário de consolidação de economias e indústrias criativas, a geopolítica da cultura desponta como uma questão estratégica para todos os agentes públicos do segmento e gestores culturais.

- Quinta-feira, 22 de março, das 14h às 16h
O papel do gestor cultural na promoção da diversidade cultural

Entre os participantes estão Frederico Augusto Barbosa da Silva, pesquisador na área de políticas públicas sociais e culturais do IPEA/UNB, e María Claudia Rossell, engenheira venezuelana, especialista em Gestão Cultural e Cooperação Internacional. Esta mesa terá a mediação de Bernadete Toneto. Os convidados discutirão o importante papel dos gestores no processo de diversidade cultural e do diálogo intercultural.

- Quinta-feira, 22 de março, das 16h30 às 18h30
O gestor e as políticas públicas e privadas de promoção à cultura

O terceiro encontro contará com a participação de Célio Turino, ex-coordenador do programa Cultura Viva, secretário de Programas e Projetos do Ministério da Cultura, e Benjamim Taubkin, músico, maestro e realizador cultural, criador da Casa do Núcleo (SP). A mediação será de Wilton Garcia. Os convidados analisarão como o gestor de projetos culturais se coloca diante das políticas públicas e privadas de incentivo à cultura. Os aspectos éticos na gestão dos projetos: compromissos sociais com produtores, sociedade e financiadores.

- Sexta-feira, 23 de março, das 10h às 12h
Cultura e economias criativas

A mesa será composta por Lala Deheinzelin, especialista em economia criativa e desenvolvimento sustentável, consultora Internacional para a Unesco, e por Silvina Martinez, a arquiteta e professora responsável pela coordenação do Create Unesco América Latina e Caribe, que desenvolve projetos de desenvolvimento sustentável com base criativa, por meio das redes de cooperação transdisciplinar. A mediação ficará por conta de Juliana Oliveira. E o debate será em torno da economia da cultura, cadeias produtivas e seus aspectos relevantes para o desenvolvimento socioeconômico.

- Sexta-feira, 23 de março, das 14h às 16h
Cidades, economias criativas e agenda 21 da cultura

O encontro terá a participação do espanhol Luis Pablo Martinez, geólogo e historiador que está à frente de projetos ligados aos patrimônios materiais e imateriais da Humanidade, e será mediada por Juliana Nolasco. O tema pretende discutir a situação atual das economias criativas, sua relação com os megaeventos internacionais e os gargalos existentes a ser superados para um maior desenvolvimento.

- Sexta-feira, 23 de março, das 16h30 às 18h30
Culturas Periféricas

A mesa será composta por Eleilson Leite (Ação Educativa/Agenda da Periferia), Leandro Hoehne (Rede Livre Leste), e mediada por Fabiana Amaral. A discussão abordará fenômenos culturais que ocorrem nas periferias da sociedade e que demandam políticas de apoio que não se subordinam exclusivamente ao mercado.

Serviço:
Evento: I Fórum Internacional de Gestão Cultural: Para Além do Mercado
Período: 21, 22 e 23 de março de 2012
Local: Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073, Consolação, São Paulo
(11) 3170-4033
Horário: 21/3: das 18h30 às 22h
22/3 e 23/3: das 10h às 18h30
Valor da Inscrição: R$ 150,00 (ESGOTADAS)
Período de inscrição: de 23 de fevereiro a 19 de março de 2012 (ESGOTADAS)
*Todos os participantes receberão certificados
**As palestras em espanhol terão tradução simultânea para o português

O ex-secretário do Ministério da Cultura Alfredo Manevy, o mediador Juarez Xavier e o ex-Ministro da Cultura Juca Ferreira no evento
O ex-secretário do Ministério da Cultura Alfredo Manevy, o mediador Juarez Xavier e o ex-Ministro da Cultura Juca Ferreira no evento
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Fonte: Terra
publicidade