PUBLICIDADE

Confira tudo o que aconteceu no episódio final de 'Lost'

24 mai 2010 - 21h34
(atualizado às 21h50)
Compartilhar

ALERTA SPOILERS: ESSE TEXTO CONTA DETALHES DO EPISÓDIO FINAL DE 'LOST'

O derradeiro episódio de Lost, com cerca de 2 horas de duração, transmitido neste domingo (23) nos EUA começa com o caixão do pai de Jack Shepard, encontrado após ter sido perdido na viagem que fez da Austrália de volta para os EUA.

Na realidade paralela (fora da ilha), o caixão segue para um local onde haverá um concerto musical. Libertados por Desmond e com ajuda de Hurley, Kate e Sayid conseguem se livrar da cadeia. Kate, segue com Desmond para o local do concerto e Hurley vai junto de Sayid buscar Charlie (que ainda tocava com sua banda, Drive Shaft). Ele irá se apresentar com o grupo ao lado de Daniel Faraday, então pianista no tal concerto.

De volta a ilha, Jack, ocupando o antigo posto de Jacob como protetor do local, decide buscar Desmond, no intuito de proteger a ilha. Ao lado de Kate, Sawyer e Hurley, ele segue para o poço onde Desmond havia sido jogado por "Locke" (apesar de ocupar o corpo do personagem, na verdade se trata do irmão de Jacob, que se transforma na tal fumaça negra).

Apesar do desespero de Sawyer, Jack se mostra tranquilo, dizendo que não importa quem encontre Desmond (que se torna figura central, já que alguns episódios antes foi revelado que ele tem grande resistência a descargas eletromagnéticas).

Mesmo com a busca de Jack e Locke, quem encontra Desmond é o quase esquecido casal Rose e Bernard, que tem vivido sozinho na ilha, junto apenas do cachorro Vincent. Porém quando Bernard vai em verificar sua armadilha para pegar peixes, é surpreendido por Locke, que encontra Desmond. Sem oferecer resistência, ele aceita seguir com Locke.

Os grupos se encontram em frente a caverna da qual sai uma forte luz (antes protegida por Jacob, agora por Jack). Confiantes, os dois líderes aceitam que Desmond deve descer até a caverna e levantar uma pedra, que abre um feixe ainda maior de luz, o qual realizará uma transformação na história: Locke acredita que a ilha será destruída, e tem planos de deixá-la através de um barco; Para Jack, isto deve ser feito como parte do plano para matar Locke.

Ao descer até o ponto mais forte da luz, Desmond retira uma pedra e recebe as forças eletromagnéticas (lembrando que antes ele já havia descoberto, através de um teste forçado, que tinha grande resistência a tal energia).

Em outra parte da ilha (na vila onde "Os Outros" viviam nas primeiras temporadas), Miles encontra Richard desacordado (ele havia sido atacado pela fumaça preta no episódio anterior). Ao acordar e entender onde estava, Richard quer seguir seu plano anterior: destruir o avião, para que Locke não possa deixar a ilha. Ele e Miles estão com explosivos C4.

No caminho para a ilha Hidra, onde está o avião, eles encontram no mar o piloto, Lapidus, que explica a eles que, se deixarem a ilha, Locke não o conseguir fazê-lo. Com isso, os três decidem que deixarão a ilha. Ao chegar ao local, eles se deparam com Claire, que não tem pretensões de deixar a ilha, mas deixa com que eles consertem o avião.

Entre diversas cenas na realidade paralela, os personagens encontram outros e tem rápidos flashbacks na memória, nos quais lembram que estiveram juntos na ilha. Saywer reencontra Juliette; Jin e Sun relembram a vida na ilha; Claire tem seu bebê com a ajuda de Charlie; Sempre quando há um contato físico, os personagens lembram da vida na ilha, embora não fique claro (ainda) em que tempo eles estão.

De volta ao fato principal, tanto as previsões de Jack e Locke acontecem: a ilha começa a tremer e se desmanchar, mas ao mesmo tempo, Locke perde sua proteção (antes, ele era imune até as balas das armas). Jack descobre o fato quando Desmond deixou de respondê-lo de dentro da caverna e ele partiu para cima de Locke, dando-lhe um murro na face. Locke sangra e se assusta, mas revida com uma pedra e deixa Jack descordado.

Uma chuva torrencial aumenta a tensão, enquanto a ilha é ataca por fortes tremores, que podem destruí-la. Via walkie-talkie, Kate faz contato com Miles, que informa o plano de deixar a ilha o mais rápido possível. Kate, Sawyer e Hurley tentam salvar Benjamim, preso embaixo do tronco de uma árvore.

Em seguida, Jack acorda e encontra Locke, próximo de um penhasco e uma escada, que leva ao barco pelo qual pretende fugir. Os dois lutam e quando está prestes e ter o pescoço atingido por uma faca, Jack é salvo por Kate, que com uma arma acerta as costas de Locke, posteriormente chutado por Jack e rolando penhasco abaixo.

Os amigos se encontram, mas se separam outra vez. Sawyer e Kate decidem ir com o barco até o avião que está na ilha Hidra; Jack pretende voltar a caverna onde está Desmond (para reverter o efeito causado por Desmond e salvar a ilha) e ganha o apoio de Hurley e Benjamim

Antes de descer, Jack passa o cargo de protetor da ilha para Hurley. Ele consegue evitar que a ilha suma, mas morre. O avião deixa a ilha e sobram apenas Hurley e Benjamim, além de Rose e Bernard (porém estes são deixados de lado na história). Kate convence Claire a deixar o local para criar seu filho e ela também entra no avião, que decola pela última vez e deixa na curiosidade do espectador a função de pensar para onde ele foi e pousou.

Ao final, todos se encontram no concerto musical de Daniel e da banda de Charlie. Jack, enfim ao lado do caixão, abre a tampa e também tem seu flashback, no qual lembra que esteve na ilha. Porém, não encontra nada dentro dele. É aí que boa parte do mistério tem uma solução (para alegria e alguns e ódio de outros fãs da série). Jack encontra seu pai, Christian Shepard fora do caixão, "vivo" e começa um diálogo.

Jack pergunta porque ele está lá. "Como você está aqui?", rebate o pai. Eles se abraçam e o pai diz que "tudo é real". "Estamos todos mortos?", pergunta Jack. "Todo mundo morre em algum momento, uns antes, outros depois", responde Dr. Shepard, confirmando também que a experiência na ilha havia sido realmente vivida. "Aonde estamos indo?", pergunta Jack. "Vamos descobrir", diz o pai, caminhando com Jack até uma sala maior, onde reencontra a maioria dos personagens da trama (com suas respectivas esposas ou paixões reveladas ao longo da série), os quais abraça com muita felicidade.

A última cena mostra Jack, na ilha, mas fora da caverna (que havia voltado a ter sua luz brilhante). Ele dá alguns passos, mas cai no chão e, prestes a morrer, recebe a inesperada visita do cachorro Vincent, que, triste, deita ao seu lado. Ele ainda tem tempo de ver o avião dos amigos passando no alto e dá um sorriso, antes de morrer na última cena de Lost.Episódio final

O Terra TV vai transmitir o último episódio do seriado na terça-feira (25), às 23h.

Cena do último episódio de Lost, que será exibido na próxima terça-feira (25) no Terra TV
Cena do último episódio de Lost, que será exibido na próxima terça-feira (25) no Terra TV
Foto: Reprodução
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade