PUBLICIDADE

vc repórter: literatura de cordel faz sucesso em festa junina na BA

20 jun 2012 - 12h38
Compartilhar

Duas tradições nordestinas fazem sucesso em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, neste mês de junho. Na festa junina oficial da cidade, uma das atrações chama a atenção de quem passa pelo local: a Casa do Cordel, que pelo quarto ano seguido expõe centenas de publicações da literatura de cordel.

A Casa do Cordel oferece centenas de exemplares da literatura tradicional nordestina em Vitória da Conquista
A Casa do Cordel oferece centenas de exemplares da literatura tradicional nordestina em Vitória da Conquista
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

Pessoas de todas as idades que vão até o "Forró Pé de Serra" (nome oficial da festa) podem parar na Casa do Cordel e encontrar histórias escritas há séculos, além de homenagens a grandes nomes do Nordeste, como Luiz Gonzaga (que completaria 100 anos em 2012), Lampião e Padre Cícero.

A literatura de cordel que os visitantes podem apreciar em Conquista apresenta obras de poetas antigos e contemporâneos da região, e a Casa também divulga imagens e xilogravuras do cangaço nordestino.

O material oferecido no local é de propriedade de Antônio Andrade, professor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), colecionador de cordéis e pesquisador da cultura nordestina e do cangaço.

Outra sala temática na festa junina de Conquista é a Memorial do Forró, que conta a história de Luiz Gonzaga, um dos maiores compositores do Brasil. O local é dividido em três salas, com temas que lembram as músicas de um dos ícones do Nordeste.

As apresentações e shows da festa começam às 16h. A Casa do Cordel funciona até o próximo domingo, 24, abrindo a partir das 18h,

O internauta Anderson Oliveira, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade