PUBLICIDADE

Forró e muita animação marcaram o São João de Campina Grande

2 jul 2012 - 19h05
(atualizado às 19h13)
Compartilhar

A noite de domingo (1º) marcou o fim da festa de São João de Campina Grande (PB), uma das mais tradicionais do País. As comemorações perduraram por todo o mês de junho, invadindo a primeira noite de julho, num total de 31 dias repletos de shows, atrações culturais e, claro, muitas comidas e bebidas típicas. Confira o que ocorreu de mais legal no evento que parou a cidade paraibana por um mês inteiro:

Campina Grande teve atrações ao longo de todo o mês de junho
Campina Grande teve atrações ao longo de todo o mês de junho
Foto: Terra

Shows

Com as ações centralizadas no Parque do Povo, uma área aberta de 42, 5 mil metros quadrados, a festa trouxe artistas do porte de Elba Ramalho, Calypso, Dominguinhos, Zé Ramalho e Garota Safada, além de uma série de outros grupos e músicos regionais. "Todos os anos, nós montamos um show específico para o São João, inclusive com direito a um bloco com músicas nossas em ritmo característico", afirmou a banda Calypso, em entrevista exclusiva ao Terra. No palco de Campina Grande, a animação do público gerou apresentações lotadas com uma média de 60 mil pessoas por dia. Além do forró e seus dois principais subgêneros, tradicional e estilizado, o som sertanejo também marcou presença nos shows.

O São João nos distritos

Junto dos festejos centralizados no Parque do Povo, o público ainda pôde conferir as comemorações nos distritos de Galante e São José da Mata, lugarejos próximos a Campina Grande. Com comidas típicas, quadrilhas e muito arrasta-pé, conduzido pelos trios de forró, as duas opções aos eventos centrais do São João atraíram verdadeiras multidões de visitantes ao longo de todo o mês.

Sucesso de público e venda

Para o comércio de Campina Grande, o São João pode ser considerado um sucesso. Donos de quiosques e barracas, além de vendedores ambulantes, celebraram a grande movimentação financeira gerada pela festa. Taxistas comemoraram os resultados expressivos obtidos com o elevado número de passageiros, chegando a arrecadar em torno de R$ 120, em apenas uma noite. Só o Salão do Artesanato, por sua vez, centro de divulgação e comércio de artigos regionais, faturou mais de R$ 700 mil.

Eleições movimentadas

Além do espaço reservado para os festejos, o São João de Campina Grande também ofereceu oportunidade para diferentes artistas e formas de apresentação culturais. As seleções do Casal de Noivos e da melhor quadrilha da Paraíba movimentaram os visitantes no Parque do Povo, e promoveram as tradições nordestinas.

Expresso Forrozeiro, Ônibus e Treminhão do Forró

Além de todas as apresentações e movimentação no Parque do Povo e nos distritos, o São João de Campina Grande também apresentou três grandes atrações móveis. O Expresso Forrozeiro, um trem que há mais de 20 anos leva os forrozeiros da Estação Velha de Campina Grande até o distrito de Galante chamou atenção por unir diversão e charme, em um roteiro de grande celebração da cultura nordestina. Colorido e animado, o Ônibus do Forró também fez viagens até Galante. Já o treminhão, realizou um percurso de 20km entre as cidades de Campina Grande e Matinhas, transportando passageiros ao ritmo de forró.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade