PUBLICIDADE

vc repórter: festas juninas causam danos ao ambiente na BA, diz estudo

5 jul 2012 - 15h08
Compartilhar

Uma pesquisa liderada por um professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) indica que os festejos juninos prejudicam o meio ambiente do interior do Estado, em razão da quantidade de árvores cortadas para a produção de lenha. O estudo conta com dados coletados entre 2010 e 2012.

Os pássaros vão passar pelo processo de reabilitação muscular e avaliação clínica, para serem devolvidos a natureza
Os pássaros vão passar pelo processo de reabilitação muscular e avaliação clínica, para serem devolvidos a natureza
Foto: Anderson Oliveira / vc repórter

De acordo com José Claudio Flores, professor de Engenharia Agrônoma da Uesb e responsável pelo estudo, a demanda de lenha para fogueiras de festas juninas em Vitória da Conquista, a cerca de 500 km de Salvador, chega a equivaler a mais de 2 mil árvores. "O impacto ambiental é gigante", diz Flores.

"A Bahia tem 417 municípios e, em quase todos, há alguém queimando uma fogueira. No total, nas cidades analisadas localizadas no sudoeste baiano, seria necessário para evitar o impacto ambiental o plantio de cerca 54 mil árvores", afirma o pesquisador.

O problema, segundo o estudo, é agravado já que o governo do Estado cede verbas para a produção das festas nas cidades baianas. Em 2011, 100 municípios receberam dinheiro para as celebrações. O estudo faz uma projeção de que, para abastecer as fogueiras feitas em todas estas cidades, são necessários 32.629 m³ de madeira. Como o reflorestamento não é feito, o ambiente é prejudicado.

"A extração de madeira nativa é proibida, mas a fiscalização não cobre toda a necessidade. Além disso, muitos municípios não têm cultivo comercial de florestas exóticas", explica.

"O impacto é evidente merecedor de mais estudos", diz Flores. Não é possível calcular o total do impacto no Estado, principalmente na zona rural, em que, segundo o professor, é "impraticável dimensionar o volume de madeira queimada". Segundo ele, mais estudos serão elaborados para detalhar melhor o impacto.

O internauta Esaú Silveira Mendes, de Vitória da Conquista (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade