PUBLICIDADE

Filme sul-coreano entra na disputa pelo Leão de Ouro em Veneza

4 set 2012 - 15h42
Compartilhar
Janaina Pereira
Direto de Veneza

Os filmes com chances de ganhar o Leão de Ouro começam a ser definidos na última semana da 69ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Na tarde desta terça-feira (4), por exemplo, o público pode conferir a pré-estreia mundial de Pietá, longa do sul coreano Kim Ki-duk que agradou os espectadores e colocou os protagonistas Lee Jung-jin e Cho Min-soo no grupo de favoritos aos títulos de melhor ator e atriz.

A produção conta a história do cobrador de agiotas Kang-do, que acaba se envolvendo com uma mulher que é, supostamente, sua mãe. Apesar de violenta, a trama conquista pela sinceridade com que os personagens expressam seus sentimentos, sejam eles raiva, compaixão ou amor. Na saída da sessão, realizada na Sala Grande (a principal do festival), os comentários eram positivos. "No começo não estava gostando, mas o filme vai conquistando você. Os atores são ótimos e dão muita humanidade aos personagens", disse a estudante de cinema Francesca Piolla.

Em rápida conversa com o Terra, a protagonista Cho Min-soo disse estar feliz com a reação do público, mas falou que não pensa em prêmio. "Ainda é cedo para isso, tem outros fortes concorrentes", comentou timidamente. Já o diretor Kim Ki-duk - que já ganhou dois Leões de Prata em Veneza de melhor direção - ressaltou que o seu filme é sobre como o capitalismo pode afetar as relações familiares.

Ainda na terça-feira (4), será realizada a pré-estreia mundial de outro forte concorrente ao Leão de Ouro, Linhas de Wellington, filme que já foi exibido para a imprensa e teve boa repercussão. O longa era um projeto do chileno Raul Ruiz, que morreu antes das filmanges. Sua esposa, Valeria Sarmiento, então, assumiu a direção. A história conta como o General Wellington (John Malkovich), do Reino Unido, estabeleceu fortificações ao redor de Lisboa para protegê-la de soldados franceses.

No elenco do filme, chamam a atenção as inúmeras - e poderosas - participações especiais de Isabelle Huppert, Catherine Deneuve, Chiara Mastroiani, Michel Piccoli e Mathieu Almaric. Com destaque maior, porém, a atriz espanhola Marisa Paredes, eterna musa do cineasta Pedro Almodóvar, é a que mais brilha. Ao final da coletiva, ela conversou com o Terra sobre a emoção de estar em Veneza. "É sempre bom estar aqui. E, veja só, falei um pouco de português no filme", brincou, esbanjando simpatia.

Pietá e Linhas de Wellington ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Protagonistas Lee Jung jin e Cho Min-soo posam ao lado do diretor Kim Ki-duk na pré-estreia de 'Pietá'
Protagonistas Lee Jung jin e Cho Min-soo posam ao lado do diretor Kim Ki-duk na pré-estreia de 'Pietá'
Foto: Pascal Le Segretain / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade