PUBLICIDADE

'This Is It' chega a cinemas de todo o mundo

28 out 2009 - 07h53
(atualizado às 09h31)
Compartilhar

O filme com as últimas imagens de Michael Jackson, This Is It, chega nesta quarta-feira (28) aos cinemas de todo o mundo - na terça-feira (27) houve a pré-estreia em algumas cidades - como um presente póstumo para os fãs, mostrando o "rei do pop" em plena forma, enquanto repassa seus grandes sucessos.

O filme tenta reconstruir durante cerca de duas horas o espetáculo que Michael daria nos 50 shows que tinha previsto fazer em Londres em meados deste ano, e que não chegaram a acontecer devido à morte repentina do cantor, em 25 de junho.

"É uma saudável ideia do que This Is It (que era o nome da turnê britânica) poderia ter sido", disse o diretor do filme, Kenny Ortega, que também era responsável pela volta - frustrada - do cantor aos palcos.

O filme foi elaborado a partir de mais de 100 horas de filmagem dos ensaios realizados em Los Angeles entre março e junho deste ano, imagens que, a princípio, fariam parte da coleção particular de Jackson e que, após sua trágica morte, acabaram se transformando nas últimas imagens de sua vida midiática.

"Acordava a cada amanhã e pedia a Michael que estivesse a meu lado, e pensava nos fãs, o que eles queriam ver, como posso fazer deste filme um presente para eles?", disse Ortega, sobre o processo de seleção das cenas incluídas no filme, que qualifica de "mosaico musical".

O resultado final é um documentário com os melhores momentos dos preparativos para os shows em Londres, que mostram Michael cantando, dançando e muito envolvido na tomada de decisões sobre as apresentações.

Diante das especulações de como teriam sido as últimas horas de vida do cantor, a montagem mostra um artista cheio de vida e entregue ao projeto que ele mesmo considerou "uma grande aventura", segundo afirma em um encontro com sua equipe, contido no filme.

Nessa emocionada reunião, o cantor parabeniza por seu trabalho as pessoas que o acompanhariam nos espetáculos e diz que eles formam uma "família".

As diferentes sequências também mostram a um Michael detalhista e perfeccionista, que é tratado com profundo respeito, quase com veneração, pelos que o cercavam.

Além de acompanhar Michael Jackson, o filme dá uma ideia aproximada das coreografias, assim como da sofisticada parafernália que faria parte dos shows, entre elas um telão cromático gigante que projetaria um Exército de mil dançarinos e estaria envolto em chamas.

Durante os ensaios, foram exibidos diferentes vídeos, como um de zumbis em três dimensões para o tema Thriller e outro de realidade virtual no qual Michael interage com Rita Hayworth em "Gilda" (1946) ou com Humphrey Bogart.

No filme, que sendo uma coletânea dos principais temas da carreira de Michael, não ficaramd e fora Beat It, Black or White, Man in the Mirror, Bad, The Way You Make Me Feel e I Just Can't Stop Loving You, na qual o cantor começa com a versão em espanhol.

O filme é exibido a partir desta quarta (28) em cerca de 19 mil cinemas no mundo todo, após uma pré-estreia exclusiva ontem em cerca de 15 cidades.

This Is It estará em cartaz apenas por duas semanas, nas quais os estúdios Columbia Pictures, da Sony, esperam arrecadar US$ 600 milhões, o que colocaria a produção como a quarta maior bilheteira do ano até o momento.

Apenas Transformers: A Vingança dos Derrotados, Harry Potter e o Enigma do Príncipe e A Era do Gelo 3: Despertar dos Dinossauros superaram esse número de ingressos em todo o planeta em 2009.

'This is It' mostra últimos ensaios de Michael Jackson
'This is It' mostra últimos ensaios de Michael Jackson
Foto: Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade