PUBLICIDADE

Angelina Jolie faz nova visita a campo de refugiados na Jordânia

6 dez 2012 - 22h40
Compartilhar

A atriz Angelina Jolie visitou nesta quinta-feira um campo de refugiados procedentes da Síria na fronteira entre este país e a Jordânia, onde pôde escutar os testemunhos de famílias inteiras que fugiram da guerra e do pessoal médico que atende aos feridos.

"Sinto repulsa por esta tragédia interminável e sangrenta na qual se transformou este conflito, que devasta uma nação e a vida de milhões de civis inocentes, e ameaça desestabilizar a região inteira", disse a atriz, citada em comunicado do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), divulgado em Genebra.

A artista americana é emissária deste organismo e como tal já tinha visitado em setembro passado o acampamento de Zatri, em território jordaniano, ao qual retornou hoje para comprovar que a quantidade de pessoas ali mais que dobrou.

Nos últimos três meses, o número de refugiados sírios na Jordânia passou de 50 mil para 200 mil e, se forem contados os que também atravessaram as fronteiras com Turquia, Líbano e Iraque, seu número total se aproxima agora de 500 mil.

Angelina Jolie destacou nesta visita a solidariedade que está mostrando o Governo da Jordânia perante a entrada em massa de refugiados, que representam uma carga econômica e social importante para este país.

A emissária do Acnur conversou com vários refugiados que tinham atravessado a fronteira na escuridão total por dois postos fronteiriços - enquanto ao longe escutavam disparos de artilharia -, entre os quais estava uma família de oito pessoas.

Entre os relatos que mais a comoveram esteve o de uma equipe médica que tinha atendido seis refugiados que tinham atravessado durante a noite a fronteira, entre os quais havia feridos de bala e uma criança que tinha perdido uma perna.

"Escutei o testemunho extremamente comovente de uma criança de oito anos que, ao chegar à Jordânia, explicou aos médicos que tinha pedido a sua família que levasse sua perna seccionada durante toda a viagem com a esperança que a pudessem colocar outra vez", disse Angelina Jolie.

A atriz e seu marido, Brad Pitt, fizeram hoje uma doação de US$ 50 mil para a compra de 100 tendas familiares para os refugiados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade