PUBLICIDADE

Artistas fazem homenagens emocionadas a Michael Jackson

7 jul 2009 - 16h22
(atualizado às 16h55)
Compartilhar

Os cerca de 17 mil fãs presentes no ginásio Staples Center, em Los Angeles, aplaudiram a entrada do caixão dourado com o corpo do cantor americano Michael Jackson no palco montado para a última homenagem pública ao artista, nesta terça-feira (7).

Minutos depois, Mariah Carey e o também cantor Trey Lorenz abriram as apresentações musicais cantando I´ll Be There, sucesso do grupo Jackson Five. "Sentimos saudades suas", disse a cantora ao se despedir. Logo em seguida, a atriz Queen Latifah subiu ao palco para falar em "nome dos fãs de todo o mundo". Ao ler sua mensagem, arrancou aplausos do público ao afirmar que "Michael era a maior estrela na Terra".

O cantor Lionel Richie, que compôs com Michael a canção We Are The World, foi o segundo artista a se apresentar. Ele cantou a música Jesus is Love. Berry Gordy, fundador da gravadora Motown, que deu fama aos Jackson Five, fez o segundo discurso da homenagem. Ao lembrar o início da carreira de Michael, fez todos ficarem de pé ao se referir ao cantor como o "maior artista de todos os tempos".

Após a exibição de um clipe com várias cenas de Michael, o próximo convidado a se apresentar foi o músico Stevie Wonder. "Não gostaria de estar vivo para presenciar este momento", disse o cantor e pianista, que interpretou Never Dreamed You´d Leave in Summer. Já os ídolos do Los Angeles Lakers Kobe Bryant e Magic Johnson ressaltaram o espírito humanista de Michael e as causas beneficentes a que ele se dedicava.

Num dos momentos mais emocionantes da cerimônia, Jermaine, um dos irmãos do artista, cantou Smile. A música, de Charles Chaplin, chegou a ganhar uma versão de Michael para a coletânea HIStory: Past, Present and Future - Book I (1995). A atriz Brooke Shields, o guitarrista John Mayer, o rapper Usher e a atriz e cantora Jennifer Hudson foram outros artistas que subiram ao palco montado no Staples Center.

A homenagem pública ao cantor teve início nesta terça, às 10h10 (14h10 de Brasília). O evento começou com as palavras do artista Smokey Robinson, que leu uma série de mensagens destinadas à família Jackson, uma delas da cantora Diana Ross e outra do líder sul-africano Nelson Mandela.

O caixão com o corpo do cantor americano Michael Jackson chegou ao local minutos antes do início do funeral público, às 9h50 (13h50 de Brasília). O traslado do corpo foi feito num carro fúnebre. Durante todo o trajeto, o veículo foi escoltado pela Polícia.

Além dos policiais, uma comitiva de mais 29 veículos acompanhou o caixão nos 20 quilômetros entre o cemitério Forest Lawn, em Hollywood Hills, e o ginásio onde mais de 17 mil fãs se despedem do músico. Para evitar incidentes durante o traslado, várias ruas da cidade foram fechadas ao tráfego.

A quadra onde o time de basquete Los Angeles Lakers costuma disputar seus jogos da NBA (Liga Nacional de Basquete) foi inteiramente coberta. Sobre ela, foi montado um palco azul. Várias coroas de flores também foram espalhadas no local.

Adeus ao rei do pop
Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca no dia 25 de junho. O músico chegou a ser conduzido ao UCLA Medical Center, em Los Angeles, mas foi declarado morto às 14h26 (18h26 em Brasília).

Especula-se que o músico possa ter sofrido um enfarto em decorrência do uso excessivo de medicamentos, mas os resultados dos testes toxicológicos da necropsia realizada no corpo só devem ser divulgados em agosto.

Brooke Shields se emocionou durante a cerimônia
Brooke Shields se emocionou durante a cerimônia
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade