PUBLICIDADE

Astro de 'Sopranos', James Gandolfin, morre na Itália

20 jun 2013 - 09h19
(atualizado às 10h38)
Compartilhar
Exibir comentários

James Gandolfini, o ator conhecido por interpretar um atormentado mafioso de Nova Jersey na série de TV Os Sopranos, morreu na quarta-feira (19), aos 51 anos, enquanto passava férias na Itália.

James Gandolfini
James Gandolfini
Foto: Getty Images

Mara Mikialian, porta-voz do canal HBO, que produziu a série, disse à Reuters que ele provavelmente sofreu um ataque cardíaco. Gandolfini participaria no sábado do encerramento do Festival de Cinema de Taormina, na Sicília.

O ator foi levado de um hotel de Roma para o hospital geral Umberto 1º, onde, por volta de 23h (horário local), funcionários concluíram que seu coração já havia parado.

Sopranos, um marco na dramaturgia televisiva dos EUA, ficou no ar por seis temporadas, até junho de 2007. Depois disso, Gandolfini apareceu em vários filmes, como A Hora Mais Escura e O Homem da Máfia.

Ele atualmente se preparava para uma nova série da HBO, Criminal Justice, e tinha dois filmes com previsão de lançamento no ano que vem.

"Estamos todos em choque e sentindo uma incomensurável tristeza pela perda de um amado membro da nossa família", disse a HBO em nota. "Ele era um homem especial, tinha grande talento, mas, mais importante, era uma pessoa gentil e amorosa, que tratava a todos, independentemente do seu título ou posição, com igual respeito."

Gandolfini começou sua carreira no teatro, em Nova York, e foi indicado ao Tony por seu papel na comédia O Deus da Carnificina, na Broadway, em 2009.

Assim como seu personagem Tony Soprano, ele tinha ascendência italiana e origem em Nova Jersey, mas era conhecido por seu jeito reservado longe das câmeras, e evitava a publicidade.

Na série da HBO, Gandolfini criou um gângster diferente dos que já haviam sido vistos na TV e no cinema. Era capaz de matar inimigos com as próprias mãos, mas era propenso a ataques de pânico. Amava a esposa, interpretada por Edie Falco, e era um pai amoroso, mas tinha vários relacionamentos extraconjugais. Para resolver a ansiedade e os problemas com a mãe, fazia terapia.

No começo da última temporada da série, Gandolfini sugeriu estar interessado em assumir papéis mais brandos. "Estou cansado demais para continuar sendo o cara durão ou esse tipo de coisa", disse ele. "Já usamos bastante isso neste programa."

Gandolfini ganhou três prêmios Emmy pela série. Ele deixa um filho do primeiro casamento, e uma filha nascida em 2012 da sua união com a modelo Deborah Lin.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade